Samsung já é capaz de desenvolver processadores a 7nm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Seis meses antes do prazo previsto, a tecnológica sul-coreana, Samsung, anunciou já ser capaz de produzir processadores a 7nm. Com efeito, tal como avança a publicação Sedaily, trata-se de um feito que surge assim 6 meses antes da data prevista pelos analistas e pela própria Samsung.

Ora, mas afinal o que é que importa se é a 7, 8 ou 9nm? Na prática importa e muito. Trata-se de um passo que já há muito vinha a ser antecipado pela indústria de semi-condutores. Na prática, quanto menor for a distância entre os componentes de um processador maior será a sua performance e eficiência energética.

Vê ainda: Google Play Store. Apps e Jogos de excelência para Android

Com efeito, este novo processo que já terá sido "dominado" pela Samsung permitirá que a sul-coreana possa fabricar o próximo processador da sua concorrente. É verdade, a Samsung e a Qualcomm são duas das maiores fabricantes mundiais de processadores e semi-condutores. Mais ainda, por vezes podem ser consideradas rivais, já noutras situações são parceiras.

Neste caso estamos a falar de uma parceria entre a Samsung e a Qualcomm para a produção do próximo Snapdragon. Com efeito, o próximo "motor" de gama alta da Qualcomm poderá ser produzido pela Samsung, especialmente agora que esta é capaz de produzir processadores a 7nm.

Samsung é capaz de produzir processadores a 7nm

São ótimas notícias para todo e qualquer entusiasta de smartphones, processadores e novos semi-condutores. Com os processadores a 7nm teremos não só mais potência, mais poder de processamento como uma maior eficiência energética. Note-se que já o Snapdragon 835, construído a 10nm, apresenta várias vantagens sobre os rivais e mesmo sobre a geração anterior de processadores. Agora, com a Samsung já pronta para produzir processadores a 7nm são ótimas notícias para o Snapdragon 855.

Com efeito, agora que a Samsung completou o processo de desenvolvimento e produção de processadores a 7nm a Qualcomm deverá ser uma das suas maiores clientes. Note-se que a Samsung Eletronics utiliza um processo de exposição a radiação ultra-violeta (EUV) para este processo.

Ao passo que inicialmente a Samsung contava com a conclusão desta etapa só durante a segunda metade do ano. Ainda assim, as boas notícias chegam assim mais cedo. Segundo os rumores a Qualcomm já estará pronta para enviar algumas amostras para que a Samsung se prepare para produzir processadores a 7nm.

Neste momento a grande concorrente da Samsung para a produção de processadores a 7nm é a empresa sediada em Taiwan, a TSMC. Com efeito, também esta está empenhada no domínio deste novo processo. Posto isto, para se manter sempre à frente da concorrência a Samsung estará já a estudar o processo de produção a 5nm.

No final de 2018 poderemos ver os primeiros processadores a 7nm a chegar ao mercado. Ora, um dos primeiros será então o Snapdragon 855 da Qualcomm. Até lá, estaremos atentos aos desenvolvimentos da indústria.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Pixel 2 é o responsável pelo novo êxito de John Legend

Fortnite. Depois do Windows, jogo somou mais de 15 milhões no iOS

Sony PlayStation 5 pode chegar em 2018 com chip da AMD

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.