Samsung revela o primeiro sensor de 64 megapixels para o smartphone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung revelou de forma oficial um sensor fotográfico para o smartphone de 64MP com o nome de GW1. A empresa sul-coreana evolui assim o seu sensor de 48MP que pode ser encontrado em alguns smartphones no mercado, nomeadamente o Redmi Note 7.

Contudo, este sensor não nos dá apenas Pixels. O sensor é trabalho de forma a dar-nos uma imagem com mais qualidade a nível noturno, traz-nos HDR e ainda a possibilidade de gravar vídeo a 480fps.

O objetivo da Samsung passa por nos dar uma fotografia idêntica ao que os nossos olhos observam. Ainda assim, nem este sensor de 64MP conseguirá tal proeza. No entanto, não ficará muito longe.

De acordo com a Samsung, "para tirar fotos idênticas com a maneira como o olho humano percebe seu redor num ambiente de luz mista, o GW1 suporta high dynamic range (HDR) de até 100 decibéis (dB) que fornece matizes mais capazes. Em comparação, a dynamic range de um sensor de imagem convencional está em torno de 60dB, enquanto a do olho humano é tipicamente considerada em torno de 120dB."

Quando é que este sensor chegará aos smartphones

Ainda não há datas de quando é que veremos o sensor de 64MP GW1 num equipamento. Porém, a Samsung não se demora muito a trazer a tecnologia para o mercado depois de a apresentar. Ou seja, ainda que nada seja oficial, é provável que vejamos tal tecnologia num smartphone ainda antes de 2020.

O sensor de 64MP é ligeiramente maior do que o de 48MP. Certamente por contar com mais pixels no seu interior. Isto significa que as câmaras com este sensor deverão ser ligeiramente maiores do que o que estamos habituados.

A Samsung quer-se destacar na fotografia

Com a concorrência cada vez mais forte da Huawei, a Samsung procura em trazer mais tecnologia para o mercado. Porém, este sensor não será exclusivo para os smartphones da marca. Como é habitual veremos os sensores Samsung noutros equipamentos. Marcas como a Huawei (nos gama média) e Xiaomi são das que mais investem nos sensores da empresa sul-coreana.

Editores 4gnews recomendam:

  • Intel promete nove horas de autonomia real nos portáteis Athena
  • Season 9 do Fortnite traz mapa que é um parque de diversões
  • Câmara dos smartphones Xiaomi já tem um modo para fotografar a lua!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.