Samsung: primeiro Exynos com GPU AMD chega mais cedo que o esperado

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung anunciou durante o evento de apresentação do seu mais recente SoC Exynos 2100 uma parceria com a AMD para o fabrico de novos processadores com unidade gráfica melhorada. Na altura a marca sul-coreana não avançou com uma data concreta para a sua chegada ao mercado, mas é agora avançada a hipótese de chegar já no segundo trimestre deste ano.

Esta parceria parece ter como objetivo fazer frente ao Snapdragon 888, especialmente no que diz respeito ao processamento gráfico. Este pode muito bem ser o motivo pelo qual a Samsung terá decidido lançar este novo SoC mais cedo do que o que seria esperado.

Parceria entre Samsung e AMD para derrotar o Snapdragon 888

A companhia terá alguma pressa para colocar em cima da mesa uma alternativa mais válida à mais potente oferta da rival Qualcomm, com a vantagem de poder usar o GPU AMD também em alguns processadores menos premium.

Um teste de velocidade ao Galaxy S21 Ultra equipado com diferentes chipsets foi levado a cabo há algum tempo, mostrando que o Exynos 2100 bate o Snapdragon 888 em testes que apenas medem a potência do CPU.

No entanto, no quesito gráfico a sul-coreana está notoriamente atrás da mais recente proposta da Qualcomm. Claramente é algo que a Samsung quer mudar, e para isso conta agora com a ajuda de uma AMD cada vez mais envolvida nos vários nichos deste mercado.

A colaboração com a AMD não deve incidir apenas sobre o Exynos 2100, com rumores a apontarem para a inclusão de GPU da marca de Lisa Su também no sucessor do Exynos 1080.

Exynos com GPU AMD podem dominar o mercado

Caso se concretize será uma jogada inteligente da Samsung que dotará os seus equipamentos menos dispendiosos de argumentos para as batalhas de tarefas relacionadas com processamento gráfico.

Anteriormente acreditava-se que o SoC em colaboração com a AMD seria lançado apenas em 2023, com a designação Exynos 9925.

A julgar por estas notícias a Samsung terá preferido não esperar e avançar para uma estratégia mais imediata num mercado de processadores que está mais competitivo do que nunca.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung interrompe a disponibilização do Android 11 para os Galaxy S10
  • Linha Samsung Galaxy Note vai mesmo ser cancelada
  • PS5: Sony vai resolver problemas com HDR em televisores Samsung
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.