Samsung prepara processador Exynos para rivalizar com o M1 da Apple

Abílio Rodrigues
Comentar

A Samsung pode estar a preparar mais um confronto com a sua rival Apple, uma vez que começam a correr rumores acerca da possibilidade da sul-coreana fabricar chips Exynos para computadores. Mais ainda, diz-se que os primeiros equipamentos com estes processadores podem até chegar em breve.

Caso a Samsung decida avançar mesmo para a inclusão de CPUs Exynos em computadores não seria uma tomada de posição estranha. Afinal de contas a Qualcomm já o faz e a Apple começou a fabricar os seus chips M1 que foram muito bem recebidos por críticos e público.

Samsung e Apple serão rivais em mais um nicho de mercado

Exynos for computersCan't wait!

— Anthony (@TheGalox_) 17 de janeiro de 2021

Alguns tipsters referem que a Samsung pode optar por levar o processador Exynos 2100 para os computadores equipados com Windows 10. Este é o primeiro SoC ARM da marca com recurso ao processo de fabrico de 5nm, algo que o põe na mesma categoria do Snapdragon 888.

Todavia existe uma outra fonte que recorreu às redes sociais para manifestar a sua ansiedade em ver a Samsung levar os Exynos para os computadores. The Galox não refere de forma explícita que estes CPU serão incluídos numa fase inicial em notebooks, mas se olharmos para a sua eficiência é difícil imaginar outro cenário.

A solução gráfica da Samsung para equipar os Exynos para computadores pode passar por uma parceria com a AMD. Há já algum tempo que se fala de testes internos de um novo SoC com GPU da AMD, mas é improvável que o fruto destes testes seja tornado público nos próximos meses.

Rivais da Samsung também não param

Enquanto a Samsung vai levando a cabo as suas experiências, a concorrência está também a movimentar-se. A Qualcomm estará a desenvolver neste momento um processador capaz de rivalizar com o M1 da Apple, que é agora tido como o benchmark da indústria.

A Apple continua a colher os frutos de 10 anos de trabalho nos M1, olhando sempre para o futuro com vista a novas versões do SoC que conquistou o planeta.

Até a Intel, agora com novo CEO, estará a preparar estratégias para perseguir a Apple. Pat Gelsinger assume funções apenas em fevereiro mas já disse em discurso interno que a Apple é o "alvo a abater."

Novidades em relação aos desenvolvimentos das principais marcas no mercado são esperadas apenas para o último trimestre deste ano, altura pela qual devemos saber onde cada uma se posiciona de forma mais concreta.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.