Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung prepara novidade para os Galaxy Watch que vai ajudar a salvar vidas

A Samsung revelou os seus planos para a integração de uma nova função de saúde nos seus relógios. Esta vai ajudar a detetar doenças do coração.

Samsung Galaxy Watch

A Samsung continua a investir nas funções de saúde dos seus relógios Galaxy Watch. Deste feita, a sul-coreana revelou os seus planos para a integração de uma nova funcionalidade que ajudará a detetar sinais de insuficiência cardíaca.

A integração desta funcionalidade vai complementar o leque de funcionalidades já disponíveis que vigiam aspetos importantes da saúde dos seus utilizadores. Esta opção já foi aprovada pelas entidades competentes na Coreia do Sul.

Como os Galaxy Watch poderão ajudar a detetar sinais de insuficiência cardíaca

Os avanços feitos pela Samsung neste departamento foram detalhados numa publicação no seu blog oficial. Esta opção ajudará a detetar disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, uma condição que reduz a capacidade de bombear sangue de forma eficaz para o resto do corpo.

Esta é uma das principais causas que pode levar à insuficiência cardíaca e um diagnóstico antecipado pode ajudar a salvar várias vidas. Por isso, a Samsung acredita que os seus relógios Galaxy Watch poderão dar uma preciosa ajuda na prevenção.

Para tal, a Samsung utilizará um algoritmo de IA especializado desenvolvido em parceria com a startup de tecnologia de saúde Medical AI. Este contará com a ajuda do eletrocardiograma (ECG) já presente nos relógios da Samsung.

O algoritmo está a ser treinado com dados de ECGs de 12 variações realizados em ambientes clínicos. Os resultados obtidos serão posteriormente analisados por uma aplicação dedicada.

A Samsung revela ainda que a autoridade reguladora da saúde da Coreia do Sul já aprovou esta função para deteção de sinais de insuficiência cardíaca. Significa que, em breve, podermos ficar a conhecer os primeiros dispositivos com esta novidade.

Ficará disponível para todos os relógios da Samsung?

Essa é uma questão para a qual ainda não temos resposta. Como esta funcionalidade se baseia no sensor de ECG já presente em vários Galaxy Watch e num algoritmo, é possível que possa chegar aos modelos já existentes.

Todavia, não será uma surpresa caso a Samsung decida limitar esta funcionalidade ao vindouro Galaxy Watch 9. Afinal de contas, seria um forte incentivo para os utilizadores avançarem para a compra desse modelo.

Samsung Galaxy Watch8
319,90 €Samsung Portugal
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.