Samsung prepara-se para combater a Huawei com câmaras de 5x zoom

Filipe Alves
3 comentários

Se no ano passado a moda das câmaras nos smartphones foram a grande angular, este ano estamos virados para o Zoom. A Huawei revelou a sua lente de 10x zoom ótico e 30x zoom híbrido e 50x ótico no Huawei P30 Pro e a Samsung não se quer ficar atrás.

De acordo com as informações, a Samsung está neste momento a preparar um sensor de 5X zoom para os seus próximos smartphones. Esta lente será capaz de nos dar mais detalhe que as que estão implementadas neste momento quando queremos focar um objeto a uma maior distância.

Sensor Zoom

Mais zoom e menos ruído é o objetivo

A Samsung quer mais do que apenas zoom na sua lente. O sensor terá um aumento de 5x mas o principal objetivo passará por nos dar uma fotografia com menos ruído para que tal aconteça. Até ao momento esse tipo de magia tem aparecido com tecnologia de Inteligência Artificial, porém, uma lente com zoom é bem superior a qualquer smartphone.

Zoom híbrido é uma opção viável

Ainda que a lente seja apenas de 5x, a Samsung poderá também optar por zoom híbrido. Tal como a Huawei fez no Huawei P30 Pro com possibilidade de aumentar 30x sem grande perda de qualidade de imagem.

A empresa sul-coreana tenta bater a Huawei a toda a força na qualidade fotográfica, contudo, já conseguimos ver que não será uma tarefa fácil. A DxOMark, entidade privada que testa câmaras dos dispositivos, declarou o Huawei P30 Pro como a melhor câmara num smartphone. Já o melhor smartphone da Samsung está no segundo posto com o modelo Galaxy S10 5G. Modelo que ainda não está à venda em Portugal.

DxOmark

Para que encontremos um dispositivo sa Samsung no top da lista, e que esteja em comercialização, temos de viajar até ao sétimo posto. Lugar ocupado pelo Samsung Galaxy S10+. Dispositivo que chega atrás do OnePlus 7 Pro e até do Huawei P20 Pro lançado no ano passado pela empresa chinesa.

Quando é que veremos este novo sensor num smartphone Samsung

Tudo indica que o Samsung Galaxy Note 10 será o telemóvel com tais capacidades. A Samsung costuma utilizar o Note para trazer as suas mais recentes novidades e acreditamos que seja a altura ideal.

Ainda assim, temos de ter em consideração que a Samsung pode (e deverá) vender este sensor a outros fabricantes. Aliás, este sensor está apontado para vir a integrar o portfólio da Oppo e da Huawei. Não deixa de ser irónico.

Mas diz-me a tua opinião. Consideras uma maior vantagem ter zoom na câmara do smartphone é mais uma característica que estás a pagar mais e pouco usarás?

Editores 4gnews recomendam:

3 comentários
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.