Samsung prepara câmara para smartphones de 144 megapixels

Filipe Alves
2 comentários

A Samsung está a atacar forte nos sensores fotográficos. De acordo com o conhecido leaker @IceUniverse, que já se revelou correto no passado por inúmeras vezes, a Samsung está a preparar uma câmara com sensor de 144 megapixels.

Contudo, não chega apenas criar o sensor fotográfico. A Samsung precisa de preparar os processadores para processarem a imagem de forma rápida e eficaz. Isto indica-nos também que um novo processador está caminho.

Mais megapixels não significam mais qualidade

Atenção que mais megapixels não significam mais qualidade fotográfica. Principalmente em smartphones onde o sensor fotográfico é muito pequeno.

Num smartphone uma das coisas mais importantes na câmara fotográfica é o software. Exemplo disso é a qualidade dos smartphones da Google (Pixel). Por muito que tenham poucos megapixels e até ao último modelo uma câmara apenas, conseguiam fazer milagres na fotografia.

Smartphones competem cada vez mais com câmaras fotográficas

Neste momento já não vale a pena comprar uma câmara fotográfica compacta dada a qualidade dos smartphones nas fotografias. Porém, a tecnologia móvel ainda tem muito que evoluir para nos dar uma qualidade fotográfica equivalente a uma DSLR (ou Reflex).

Isto porque as lentes e o "vidro" são sempre muito menores que os de uma câmara profissional. Sinceramente não me parece que mais megapixels resolverão a lacuna que existe entre ambos.

Ainda assim, vale a pena salientar o trabalho da Samsung e Sony no setor fotográfico dos smartphones. As câmaras dos telemóveis são cada vez melhores e os grandes responsáveis são estas duas fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Como descobrir a password WiFi em redes wireless da Vodafone, MEO e NOS
  • Donos de carros elétricos estacionaram em bombas de gasolina para se vingarem!
  • Xiaomi lança o gadget perfeito para substituir o fio dental
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.