Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung pondera desistir de uma de suas apostas mais ousadas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A câmara frontal embutida no ecrã era uma das tecnologias mais promissoras para o futuro dos smartphones. A Samsung foi das poucas que ousou implementar esta tecnologia em alguns dos seus equipamentos, mas isso pode ter os dias contados.

De acordo com um rumor partilhado por yeux1122 na plataforma Naver, a Samsung estará a equacionar desistir das câmaras embutidas no ecrã. Uma decisão que poderá ser a machada final nas expectativas que ainda existem sobre esta tecnologia.

Samsung Galaxy Z Fold 7 poderá ser o último com câmara embutida no ecrã

Em primeiro lugar, é importante sublinhar que este tipo de câmara frontal só pode ser encontrada na linha Galaxy Z Fold. Esta seletividade mostra-nos que nem a Samsung está confortável com as vantagens desta tecnologia. Caso contrário seria vista em mais modelos da marca.

Samsung Galaxy Z Fold 7

Ao que tudo indica, a empresa não conseguiu aprimorar a tecnologia na qual assentam as suas câmaras frontais embutidas. Além de não registar avanços significativos na qualidade das câmaras, a relação qualidade / preço das mesmas continua abaixo do desejado.

Pesados estes fatores, a decisão da tecnológica passará pelo abandono de uma tecnologia que prometia revolucionar o mercado. No entanto, isso só se deverá confirmar em 2026, pois tudo indica que o Galaxy Z Fold 7 ainda contará com este tipo de câmara.

Isto significa que o Samsung Galaxy Z Fold 8 deverá voltar ao modelo tradicional. Ou seja, este smartphone dobrável contará com um pequeno orifício no seu ecrã interior para alojar uma câmara frontal convencional.

Apple também não vê vantagem neste tipo de câmaras

De igual modo, também a Apple terá arquivado as suas intenções para colocar uma câmara embutida no ecrã dos seus equipamentos. Isso deve-se também ao facto de a norte-americana não vislumbrar melhorias significativas na qualidade das imagens.

Essa é precisamente a principal crítica apontada a este tipo de câmaras. Tal como se pode ver nos dobráveis da Samsung, as imagens obtidas são muito macias, ou seja, com uma clara fala de detalhe e contraste.

Embora tenha havido alguma melhoria desde que a primeira versão deste tipo de câmaras foi apresentada, ainda não foi alcançado um nível considerado satisfatório para se assumirem como uma alternativa viável às câmaras convencionais. E parece que não será pela mão da Samsung que esse patamar será alcançado.

Samsung Galaxy Z Fold 6
2.164,19 €Amazon ES
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.