De acordo com a documentação de uma nova patente, a Samsung está a estudar alternativas para os seus auriculares. A ideia é juntar a tecnologia Ultra Wide-Band (UWB) à “festa” de emparelhamento entre os smartphones e os auriculares. A seguir em frente, esta inovação pode mudar tudo.
Como é incluído o UWB no emparelhamento
Explica o site 91Mobiles, que teve acesso à documentação da nova patente, que a conexão entre smartphones e auriculares ainda começava com a tecnologia sem fios Bluetooth.
De seguida, um auricular ativa o UWB, fazendo a transição para esta tecnologia. Logo de seguida, o segundo auricular faz exatamente a mesma coisa.
Com toda a conexão estabelecida, o UWB passa a ser responsável pela transmissão de áudio enquanto o Bluetooth gere os dados de controlo e a configuração de conexão.
Os benefícios do UWB
Mas então qual a razão para a Samsung trazer o UWB para esta “festa” de emparelhamento? Bem, a primeira vantagem é que a tecnologia UWB reduz as interferências e os níveis de latência.
Mas há mais benefícios. O UWB consegue suportar também uma transferência de dados mais rápida – velocidades de até 20 Mbps. Tal significa que vai consumir menos energia e, possivelmente, aumentar a autonomia fornecida.
Melhor: a Samsung avança também que, graças ao facto de a tecnologia UWB suportar velocidades mais altas, é possível menos perdas na qualidade de áudio.
As vantagens são óbvias, mas convém lembrar que as fontes de áudio – smartphone, tablets, entre outros – que sejam ligadas a uns auriculares com esta tecnologia, têm também que contar com suporte UWB.
E é aqui que tudo se torna desafiante para a Samsung. Ainda que esta tecnologia esteja presente em vários equipamentos do universo Android, modelos emblemáticos como o Galaxy S25 e o Google Pixel 9 não contam com suporte UWB.
Para já, trata-se também de uma ideia numa patente, o que poderá demorar o seu tempo a chegar ao mercado. De qualquer maneira, o que podes fazer já é aproveitar o cupão de 10% de desconto em produtos Samsung.