
Embora o foco principal da Samsung esteja no lançamento dos Galaxy S26, a empresa continua a explorar outros mercados. O seu segmento de smartphones dobráveis não pode ser ignorado e o próximo lançamento pode mudar este mercado.
Samsung regista patente para um dobrável com dobradiça de 360º
Avistada na base de dados da entidade World Intellectual Property Organization (via GSMArena), eis que chega agora a público uma patente inovadora da Samsung. Em causa, um smartphone com uma dobradiça de 360º.
Por outras palavras, este equipamento é capaz de dobrar tanto para fora como para dentro. Os dobráveis atuais dobram apenas para dentro para proteger o seu ecrã interior, mas esta patente da Samsung mostra que também é possível dobrar no sentido oposto.

Tal como se pode ver nas imagens divulgadas, este smartphone dobrável não conta com um ecrã exterior. O ecrã está apenas na parte de dentro e quando o utilizador o quiser usar basta deixar essa parte do smartphone exposta.
Nota-se ainda que a dobradiça deste modelo não se está totalmente centrada. Independentemente da orientação da dobra, há sempre uma pequena porção do ecrã exposto.

Esta ideia para um smartphone dobrável acarreta imensos desafios ao nível de engenharia e não só. Em primeiro lugar, este tipo de dobradiça possui um nível de complexidade muito superior, pois tem de garantir que o ecrã dobre para os dois lados.
Além disso, existem os receios da sua durabilidade e do seu ecrã. Havendo a hipótese de o utilizador dobrar o smartphone com ecrã sempre exposto, é natural que estes levantem várias questões sobre a resistência deste às adversidades do mundo.
É importante sublinhar que estamos apenas a lidar com uma patente. Ou seja, esta é uma ideia que a Samsung decidiu explorar e este documento vem assegurar que esta abordagem lhe é atribuída.
Quer isto dizer que não está garantido o lançamento de um smartphone com esta ideologia. Caberá à Samsung decidir se esta é uma ideia que vale a pena explorar e determinar a sua viabilidade.
