Samsung pode estrear em breve o Android 13 (beta) nos Galaxy S22

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung pode começar, muito em breve, a disponibilizar a primeira versão beta (de testes) do sistema operativo Android 13 da Google para os seus smartphones da gama Galaxy S22. O melhor de tudo? O update pode trazer já a interface One UI 5.0.

O Android 13 foi anunciado pela Google durante a sua conferência anual Google I/O 2022 no passado mês de maio. Será a próxima grande atualização deste SO a chegar aos nossos smartphones, estando atualmente em desenvolvimento, mas já existindo versões Beta para determinados modelos de dispositivos móveis como os Google Pixel.

Os Samsung Galaxy S22 podem juntar-se ao "clube" Google Pixel

Samsung Galaxy S22

As novidades foram divulgadas primeiramente pela publicação chinesa Tizenhelp, dando conta do possível inícios dos testes já no próximo mês de julho. De acordo com esta fonte os testes começarão na Coreia do Sul, mercado natal da Samsung, muito em breve.

Esta tese é sustentada na divulgação de uma nova compilação de firmware (software de sistema) baseado no Android 13 para dispositivos móveis da Samsung. Mas concretamente, no pacote de firmware com o número de compilação S906NKSU2ZVF6.

Note-se que este pacote de firmware é baseado na mais recente versão beta do Android 13, mais concretamente na terceira versão de testes disponibilizada pela própria Google. Assim, com base nesse código-fonte, a Samsung terá já preparado uma versão de testes para os seus Samsung Galaxy S22 com a próxima versão da sua interface própria, a One UI 5.0.

O Android 13 trará melhorias na navegação entre janelas e menus

Yeah Android 13 will improve the efficiency of the navigation package which should minimise stutters and frame drops and Samsung is doing extra work to make that even better. They should change the animation itself as well and adopt the blurs from Android 13. pic.twitter.com/4LhTvFStoJ

— Eruptic (@ErupticHD) 23 de junho de 2022

A existência do firmware em questão, de acordo com a fonte supracitada, sinaliza o início (em breve) do período de testes. Note-se que tal possibilidade viria agilizar consideravelmente o ciclo de desenvolvimento e entrega de novas versões do software Samsung.

Seja como for, esta primeira fase de testes, baseada ainda na terceira versão Beta do Android 13, seria limitada à Coreia do Sul, a começar já em julho de 2022. Note-se, porém, que a versão final, estável do Android 13 só deve ser disponibilizada em outubro.

Ainda assim, caso tal se verifique, seria extremamente positivo ver a fabricante líder a esforçar-se por proporcionar aos seus utilizadores esta possibilidade. Por fim, reiteramos a importância e responsabilidade das fabricantes em manter os seus equipamentos com a mais recente versão do software disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com