Samsung pode estrear em breve o Android 13 (beta) nos Galaxy S22

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung pode começar, muito em breve, a disponibilizar a primeira versão beta (de testes) do sistema operativo Android 13 da Google para os seus smartphones da gama Galaxy S22. O melhor de tudo? O update pode trazer já a interface One UI 5.0.

O Android 13 foi anunciado pela Google durante a sua conferência anual Google I/O 2022 no passado mês de maio. Será a próxima grande atualização deste SO a chegar aos nossos smartphones, estando atualmente em desenvolvimento, mas já existindo versões Beta para determinados modelos de dispositivos móveis como os Google Pixel.

Os Samsung Galaxy S22 podem juntar-se ao "clube" Google Pixel

As novidades foram divulgadas primeiramente pela publicação chinesa Tizenhelp, dando conta do possível inícios dos testes já no próximo mês de julho. De acordo com esta fonte os testes começarão na Coreia do Sul, mercado natal da Samsung, muito em breve.

Esta tese é sustentada na divulgação de uma nova compilação de firmware (software de sistema) baseado no Android 13 para dispositivos móveis da Samsung. Mas concretamente, no pacote de firmware com o número de compilação S906NKSU2ZVF6.

Note-se que este pacote de firmware é baseado na mais recente versão beta do Android 13, mais concretamente na terceira versão de testes disponibilizada pela própria Google. Assim, com base nesse código-fonte, a Samsung terá já preparado uma versão de testes para os seus Samsung Galaxy S22 com a próxima versão da sua interface própria, a One UI 5.0.

O Android 13 trará melhorias na navegação entre janelas e menus

A existência do firmware em questão, de acordo com a fonte supracitada, sinaliza o início (em breve) do período de testes. Note-se que tal possibilidade viria agilizar consideravelmente o ciclo de desenvolvimento e entrega de novas versões do software Samsung.

Seja como for, esta primeira fase de testes, baseada ainda na terceira versão Beta do Android 13, seria limitada à Coreia do Sul, a começar já em julho de 2022. Note-se, porém, que a versão final, estável do Android 13 só deve ser disponibilizada em outubro.

Ainda assim, caso tal se verifique, seria extremamente positivo ver a fabricante líder a esforçar-se por proporcionar aos seus utilizadores esta possibilidade. Por fim, reiteramos a importância e responsabilidade das fabricantes em manter os seus equipamentos com a mais recente versão do software disponível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: esta funcionalidade do iMessages não está a funcionar com versões mais antigas do iOS
  • Razer Ornata V3 é o novo teclado gaming ergonómico de baixo perfil,
  • Huawei Freebuds Pro 2 são oficiais com excelente qualidade de som e autonomia
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.