Utilizadores Samsung não tem permissões de privacidade do Facebook

Filipe Alves

Utilizadores Samsung não tem permissões de privacidade do Facebook

Começou mais uma novela no mundo da privacidade tecnológica. Os papéis principais são atribuídos à Samsung e ao Facebook, claro está. A Samsung teve a sua dose de problemas face à privacidade dos utilizadores nos últimos tempos.

Há umas semanas terminais da empresa sul-coreana estavam a mandar galerias inteiras de fotografias para os seus contactos sem o utilizador ter informação de tal.

Vê ainda: Atualização do Mensagens Android traz novidade muito esperada

O Facebook já é conhecido nos problemas de privacidade. As suspeitas eram muitas mas depois de escândalo do Cambridge Analytica as coisas ficaram piores para Mark Zuckerberg e companhia.

Agora o website Android Central reportou que estas duas empresas estão, mais uma vez unidas pelo mesmo mal. Alguns smartphones da Samsung com Android Oreo não deixam a que o utilizador defina as permissões de privacidade nas aplicações do Facebook, Facebook Messenger e Instagram.

Problema é identificado em smartphones Samsung com Android Oreo e Facebook pré-instalado

Esta funcionalidade de "permissões de segurança" chegaram com o Android Oreo e deram mais poder ao utilizador face as aplicações que necessitam de permissões. Quando determinada aplicação quer utilizar o microfone, câmara ou aceder à tua galeria salta um pop-up a solicitar essa conexão. Depois cabe ao utilizador ceder ou não a permissão.

De referir que estas permissões podem ser desativadas quando os utilizadores quiserem. Se ativares a funcionalidade da câmara para o Facebook só para mandares uma fotografia, poderás mais tarde ir às definições da aplicação e retirar essa permissão.

É esse passo que falta nos terminais da Samsung que já chegam com o Facebook, Messenger e Instagram pré-instalados no smartphone.

Não foi referido se todos os utilizadores sofrem do mesmo, porém, se tens um terminal Samsung com o Android Oreo e estas Apps instaladas de origem, vê se consegues nas definições alterar estas permissões.

Para os utilizadores que não consigam uma atualização deve estar para chegar. Este é um problema grave que o Facebook ou a Samsung não se querem ver metidos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy Note 9 terá uma bateria bem maior que a do Note 8

Sony Xperia XZ3: Assim será o próximo topo de gama Android

MIUI 10 chegará a todos estes Xiaomi já na próxima semana

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.