Utilizadores Samsung não tem permissões de privacidade do Facebook

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Começou mais uma novela no mundo da privacidade tecnológica. Os papéis principais são atribuídos à Samsung e ao Facebook, claro está. A Samsung teve a sua dose de problemas face à privacidade dos utilizadores nos últimos tempos.

Há umas semanas terminais da empresa sul-coreana estavam a mandar galerias inteiras de fotografias para os seus contactos sem o utilizador ter informação de tal.

Vê ainda: Atualização do Mensagens Android traz novidade muito esperada

O Facebook já é conhecido nos problemas de privacidade. As suspeitas eram muitas mas depois de escândalo do Cambridge Analytica as coisas ficaram piores para Mark Zuckerberg e companhia.

Agora o website Android Central reportou que estas duas empresas estão, mais uma vez unidas pelo mesmo mal. Alguns smartphones da Samsung com Android Oreo não deixam a que o utilizador defina as permissões de privacidade nas aplicações do Facebook, Facebook Messenger e Instagram.

Problema é identificado em smartphones Samsung com Android Oreo e Facebook pré-instalado

Esta funcionalidade de "permissões de segurança" chegaram com o Android Oreo e deram mais poder ao utilizador face as aplicações que necessitam de permissões. Quando determinada aplicação quer utilizar o microfone, câmara ou aceder à tua galeria salta um pop-up a solicitar essa conexão. Depois cabe ao utilizador ceder ou não a permissão.

De referir que estas permissões podem ser desativadas quando os utilizadores quiserem. Se ativares a funcionalidade da câmara para o Facebook só para mandares uma fotografia, poderás mais tarde ir às definições da aplicação e retirar essa permissão.

É esse passo que falta nos terminais da Samsung que já chegam com o Facebook, Messenger e Instagram pré-instalados no smartphone.

Não foi referido se todos os utilizadores sofrem do mesmo, porém, se tens um terminal Samsung com o Android Oreo e estas Apps instaladas de origem, vê se consegues nas definições alterar estas permissões.

Para os utilizadores que não consigam uma atualização deve estar para chegar. Este é um problema grave que o Facebook ou a Samsung não se querem ver metidos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy Note 9 terá uma bateria bem maior que a do Note 8

Sony Xperia XZ3: Assim será o próximo topo de gama Android

MIUI 10 chegará a todos estes Xiaomi já na próxima semana

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.