A Samsung tem sido constantemente a líder de mercado no segmento dos smartphones dobráveis desde que começou a operar. Mas pela primeira vez, a tecnológica sul-coreana não foi líder do segmento num trimestre.
Os dados mais recentes da Counterpoint Research revelam que a Huawei cresceu 257% no último ano neste segmento. E isso levou a que a empresa chinesa conseguisse uma quota de mercado de 35% no segmento de smartphones dobráveis no primeiro trimestre de 2024.
Estes números não serviram apenas para derrotar a Samsung, mas para a ultrapassar com grande margem. É que Samsung caiu de uma quota de mercado de 58% para 23% no espaço de um ano. Em causa está uma perda de 42% nos envios efetivos de equipamentos.
Huawei Mate X5 é um dos responsáveis pelo sucesso
O grande crescimento da Huawei neste período é apontado à entrada da marca no segmento com equipamentos com acesso às redes móveis 5G. O Mate X5 tornou-se um verdadeiro best-seller no mercado chinês e o Pocket 2 também tem sido bastante popular.
É sabido que a Huawei perdeu muito gás nos mercados fora da China desde o banimento efetuado pelos Estados Unidos. Pelo que estes números serão alavancados pelo grande sucesso da marca no mercado interno.
A Huawei não é a única marca em crescimento. A Honor e a Motorola também tiveram um crescimento brutal de 460% e 1473%, respetivamente, no espaço de um ano. Isso coloca a Honor com uma quota de mercado de 12% e a Motorola com uma quota de mercado de 11%.
É importante referir que a Counterpoint afirma que os smartphones em formato livro representam 55% das vendas totais de smartphones dobráveis. É a primeira vez desde 2021 que estão em maioria. Isso é explicado pelo facto de os smartphones dobráveis em formato concha deste ano terem apresentação prevista para os próximos meses.