Samsung patenteia uma ideia louca para as câmaras dos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Se há empresa que aposta forte na inovação tecnológica é a Samsung. A empresa sul-coreana está constantemente a preencher patentes para tecnologias que podem, ou não, vir a ser lançadas nos seus produtos.

A mais recente mostra-nos um incrível conjunto de seis lentes fotográficas. Mais que o elevado número de sensores, é aquilo que eles poderão fazer que mais nos impressiona.

Samsung quer criar lentes que se inclinam para obter mais informação na foto

O documento que a Samsung submeteu idealiza um smartphone com seis lentes na sua traseira, dispostas em duas linhas de três. Este módulo será composto por cinco sensores grande angulares e uma lente telefoto.

Aquilo que mais chama a atenção é o facto de cada uma poder inclinar-se em diferentes direções. Isto significa que cada uma poderá focar em diferentes ângulos.

Por exemplo, numa foto panorâmica, as duas lentes nos cantos poderiam focar os respetivos limites da cena, ao passo que a outra lente iria focar no objeto imediatamente à sua frente.

Esta abordagem poderia apresentar resultados impressionantes, pois cada uma das lentes poderia tirar uma fotografia e, no fim, conjugar tudo em apenas uma. Adicionalmente, poderiam obter imagens panorâmicas com efeito bokeh, algo que ainda não existe.

A Samsung frisa ainda no documento que esta abordagem terá efeitos positivos em fotografias com pouca luminosidade. Ademais, o alcance da focagem e o HDR seriam beneficiados por este arrojado sistema.

Para terminar, não podemos deixar de referir que isto é apenas uma patente. Significa que a Samsung investiu o seu tempo no desenvolvimento da tecnologia, mas não é garantido que venha a ser lançada para o mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Patente da Samsung mostra-nos o ecrã de smartphone que sonhamos desde 2013
  • Samsung Galaxy Watch Active 2 recebe finalmente uma das funcionalidades mais desejadas
  • Review Samsung Galaxy Tab S6 Lite: faz justiça ao nome!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.