Samsung revela tudo o que mudará com o patch de abril para o Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A linha J. Mais ainda, seriam os dispositivos de gama baixa, "linha J", os primeiros a receber esta atualização do Android.

Já na altura havíamos previsto que seria uma questão de dias até que a Samsung (e a Google) divulgassem exatamente o que é que de novo traria este patch de abril. Agora, a tecnológica norte-americana já nos elucidou quanto às novidades do mais recente pacote de segurança para o sistema Android. Mais ainda, a Samsung seguiria o seu exemplo e detalharia também todas as novidades deste patch que já se encontra em plena distribuição.

Vê ainda: l em seguida chega o OnePlus 6

Com efeito, hoje a Samsung publicaria os detalhes do patch de segurança de abril para o sistema Android. Tratam-se de atualizações mensais para o sistema Android que a Google disponibiliza para toda e qualquer fabricante de dispositivos móveis. Posteriormente, cada marca pode, ou não, fazer chegar as novidades aos seus equipamentos.

Por norma o processo de atualização demora sempre algumas semanas. Mais ainda, sendo a atualização disponibilizada de forma gradual e faseada, tardará a chegar a algumas regiões. Ainda assim, é agora uma questão de dias até que o teu Samsung receba também esta atualização de segurança para o sistema operativo Android. Agora, está na hora de analisar tudo aquilo que mudará assim que receberes esta atualização.

Samsung já está a disponibilizar este update do Android

O patch de segurança do Android vem corrigir 7 falhas críticas na segurança do sistema Android. Mais ainda, vem também corrigir várias vulnerabilidades de risco médio. Note-se aqui existem também algumas correções aplicadas apenas ou em acrescento ao sistema da própria Samsung. Isto é, à sua interface, a Samsung Experience. Nesse sentido, o mais recente patch de segurança de abril vem corrigir um total de 8 vulnerabilidades descobertas no sistema da fabricante sul-coreana.

Patch de segurança de abril já está a ser distribuído pela Samsung

Dessas 8 vulnerabilidades encontradas no sistema da Samsung, pelo menos uma delas é séria o suficiente para que a Google a explique / investigue a fundo. Trata-se de uma vulnerabilidade que permitia aos hackers afetar os dispositivos antes que a atualização de segurança fosse distribuída. Ora, tendo em conta que o ritmo de distribuição das atualizações Android não é propriamente o mais rápido, alguns utilizadores poderiam correr um sério risco.

Importa ainda frisar que nem todos os patch's mensais são disponibilizados em todos os países ou todos os mercados. Cabe às fabricantes decidir quais é que serão disponibilizados e quando. Em suma, esta á uma daquelas informações que mais valia não ter sido revelada. Mais ainda, os meliantes sabem agora que alguns Samsung estarão vulneráveis.

Por último, com esta atualização de segurança para o sistema Android traz-nos, mais uma vez, uma atualização em primeiro lugar para os smartphones modestos. Não deixa de ser curiosa esta calendarização das atualizações. É caricato ver os topos de gama ainda à espera de receberem as atualizações. Todavia, os dispositivos da linha J e da linha A já têm direito às novidades.

E tu, já recebeste o patch de segurança do mês de abril no teu Samsung?

Assuntos relevantes na 4gnews:

, eis o que esperar deste smartphone

Intel revela processadores i9 de 4.8GHz para computadores portáteis

Xiaomi Mi MIX 2S completamente esgotado após breves minutos

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.