Samsung apresenta a One UI, a sucessora da Samsung Experience

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung realizou hoje o seu evento dedicado aos desenvolvedores. Para além do seu primeiro smartphone dobrável, foram reveladas outras novidades interessantes. Uma delas é a nova One UI, que chegará para substituir a Samsung Experience.

Durante anos a interface da Samsung foi uma das mais detestadas do mercado. A TouchWiz possuía personalização a mais, o que causava problemas no desempenho dos seus smartphones. As críticas foram ouvidas e assim nasceu a Samsung Experience.

Vê ainda: Samsung revela pela primeira vez o seu smartphone dobrável

Com efeito, a Experience chegou mais leve e mais intuitiva do que a sua antecessora. Esta nova era da interface da Samsung devolveu o devido poder de processamento aos seus smartphones e assim apaziguou a fúria de alguns fãs.

Embora as coisas estejam mais clamas neste capítulo, a gigante sul-coreana viu que era tempo para algo de novo. É tempo de olhar novamente para o futuro da tecnologia móvel e apresentar uma nova interface / personalização do Android.

Samsung Experience cai para dar lugar à One UI

Foi na conferência de hoje que a sul-coreana apresentou ao mundo a One UI. Esta será a nova interface para os smartphones da sul-coreana daqui em diante. Assim sendo, dentro em breve diremos adeus à Samsung Experience.

A One UI foi desenvolvida em parceria com a Google e a comunidade de programadores Android. Como resultado, temos uma interface mais simples e uma maior facilidade de utilização com uma só mão.

Para tal, a One UI irá focar o conteúdo mais relevante para o utilizador na parte de baixo do ecrã. Por conseguinte, temos um layout mais pequeno para potenciar a utilização do smartphone com uma só mão. Isto significa que tanto os menus como os pop-ups passarão a aparecer na parte de baixo do ecrã.

Em contrapartida, a parte superior da One UI terá direito a cabeçalhos maiores. Naturalmente que este tipo de abordagem irá resultar em mais espaço desperdiçado / inutilizado.

Também o ecrã de bloqueio do teu Galaxy irá sofrer alterações. Com efeito, daqui em diante este ecrã terá direito a novas fontes de letra, novos ícones e novos botões de navegação. Além disso, o Dark Mode será uma presença mais assídua.

A substituta da Samsung Experience será igualmente compatível com o seu smartphone dobrável. Esta nova interface será capaz de moldar-se na perfeição a cada uma das posições em que coloquemos este irreverente dispositivo.

Por fim, resta referir que a One UI começará a chegar aos utilizadores em janeiro de 2019. Esta fará parte da atualização para o Android Pie dos smartphones da sul-coreana. Ainda assim, a One UI chegará aos beta testers ainda ainda mês, tal como a nova versão do SO.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung quer equipar os seus gama média com tecnologia da Qualcomm

Vídeo mostra-nos smartphone da Samsung ‘concha’ com dois ecrãs

Aproveita uma box Android TV e uma Soundbar por 90€ no total

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.