É uma nova funcionalidade, do tipo “usa por tua conta e risco”, o que a Samsung estará a preparar para seduzir quem usa os smartphones Galaxy também para jogar.
A novidade deverá estar disponível com a primeira versão beta do One UI 7, a ser disponibilizada nas próximas semanas no evento para programadores que a empresa irá realizar dia 21 de novembro.
Jogos com maior desempenho... e calor
A nova funcionalidade a incluir no One UI 7 permite aos utilizadores desativar a função de ‘aceleração térmica’, normalmente usada nos dispositivos Samsung para limitar o aquecimento do CPU.
A informação foi avançada pelo ‘informador’ vietnamita Chun Bhai, que identificou esta capacidade numa versão inicial do One UI 7 assim que são ativadas as opções de ‘developer’ do SO.
De acordo com o TechRadar, é uma funcionalidade que permitirá maximizar o desempenho dos processadores dos Galaxy, retirando a limitação ao sobreaquecimento normalmente usada.
A mesma fonte refere que este tipo de limitação é normalmente usado pelos fabricantes para garantir um equilíbrio entre desempenho, consumo de energia e calor gerado. Citando o SamMobile, a mesma fonte adianta que a limitação térmica nos dispositivos Galaxy tem sido, de resto, uma das principais queixas dos utilizadores, por ser demasiado agressiva.
Por conta e risco do utilizador
Até agora, quem pretendesse jogar num smartphone Galaxy podia usar a App ‘Game Booster’ incluída pelo fabricante para aumentar a capacidade do processador em detrimento do controlo da temperatura.
No entanto, a possibilidade de desligar a limitação térmica promete levar os dispositivos a outros patamares, fornecendo taxas de fotogramas mais rápidas, com imagens mais fluídas nos jogos mais exigentes.
Esta vantagem tem, naturalmente, um lado mais negro, colocando a nova funcionalidade no leque daquelas em que o utilizador ficará “por sua conta e risco”.
Além de poder levar a que o telemóvel se desligue por sobreaquecimento, há também o risco de encurtar a vida útil de muitos componentes do telemóvel, bateria incluída.
Resta esperar pela primeira beta do One UI 7 para confirmar se este 'boost ao gaming' nos Galaxy será mesmo uma realidade.