A Samsung está a fazer chegar os tão populares recursos Galaxy IA a vários dispositivos mais antigos do seu portefólio, através da atualização para a interface One UI 6.1.
Esta estratégia entusiasmou muito utilizadores que agora falam num “lado negro” da interface. De acordo com os relatos, os recursos desta atualização afetam de forma significativa a autonomia dos smartphones.
Samsung Galaxy S23 Ultra não regista problemas
As queixas sobre a drenagem de bateria após a instalação da One UI 6.1 chegam através de vários relatos expostos nas redes sociais. Mas alguns utilizadores afirmam que não registam esse mesmo problema.
De acordo com o site SamMobile, o modelo Galaxy S23 Ultra não regista qualquer alteração na sua autonomia, após a instalação da mais recente interface da Samsung.
Mas todos os restantes modelos Galaxy Z Fold5, Galaxy Z Flip5, Galaxy S23 e Galaxy S23+ estão a registar um declínio de 20% a 30% na vida útil diária da sua bateria.
Não se sabe a razão para tal acontecer, mas poderá estar relacionado com o facto de alguns dos recursos baseados em Inteligência Artificial serem processador localmente no dispositivo. Esta situação pode levar a um maior consumo de energia para responder à tarefa exigente.
Para já, a Samsung não falou ainda sobre esta situação. Como tal, não sabemos se poderá estar a equacionar uma solução para resolver esta situação de drenagem de bateria dos dispositivos. Recordemos agora os atributos do topo de gama mais recente da Samsung.
Ecrã: Dynamic AMOLED de 6,8 polegadas 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 3 (4nm)
Câmara traseira: 200MP (primária) + 12 MP (ultra grande angular) + 50 MP e zoom ótico 5x (telefoto) + 10 MP e zoom ótico 3x (telefoto)
Câmara frontal: 12 MP
Lançamento: janeiro 2024