Samsung poderá garantir 3 anos de atualizações oficiais do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Poderá a Samsung quebrar o estigma das atualizações Android que nunca mais chegam? Questão que a que tentaremos responder no decurso deste artigo. Depois de termos visto vários indícios de que o Samsung – Baterias com grafeno carregam totalmente em 12 minutos

Verdade seja dita, apesar de ser a maior construtora do mundo Android, a Samsung nunca foi propriamente conhecida pelas suas atualizações de software. Ou melhor, era conhecida pela ausência de atualizações ou demora das mesmas a chegar.

Agora, como já alguns dos nossos leitores apontaram e bem nos comentários, a Samsung pode estar prestes a tornar-se numa das marcas com melhor assistência. Depois de um utilizador do Reddit ter reportado a sua suposta conversa com algum representante da Samsung que lhe teria garantido a chegada do Android Oreo 8.0 aos Samsung Galaxy S6, os relatos foram-se acumulando.

Samsung Galaxy S6 pode ser o símbolo de uma nova era

Ainda ontem vimos uma suposta lista dos Galaxy com direito a esta atualização e lá estava ele, o Galaxy S6 e respectivas variantes.

Caso tal seja verdade, o topo de gama de 2015 será o primeiro a receber 3 anos de atualizações oficiais. Isto sim, uma ótima conduta da Samsung.

Mais ainda, seria um grande incentivo para mais e mais consumidores comprarem atualmente o Galaxy S7 pois saberiam que este dispositivo teria, pelo menos, mais um ano de atualizações oficiais. Continuando a ser extremamente poderoso e agora a um preço irresistível.

Caso tal se torne a regra e não a excepção, pelo menos para o segmento de gama alta (linha Galaxy S e Galaxy Note), seria um trunfo muito forte e um grande estímulo para o consumidor. Com 3 anos de atualizações oficiais de software, o investimento nesta linha seria bem mais apetecível e ajudaria a justificar a contínua escalada de preços.

Mais uma vez, a geração Galaxy S6 chegou ao mercado corria o mês de abril de 2015. Já lá vão mais de 2 anos e a caminho do terceiro. Ora, nenhuma fabricante Android disponibiliza três anos de atualizações atualmente. Só a Google, e mesmo essa, parcialmente (atualizações de segurança).

Atualizações do Android durante 3 anos?

Sim, este ano a Google anunciou que os seus novos Pixel 2 e Pixel 2 XL receberiam atualizações de software e atualizações de segurança até outubro de 2020.

Fazendo as contas temos aqui três anos de assistência oficial prestada pela marca. Já o Pixel e Pixel XL originais receberão atualizações durante mais dois anos.

Este é um dos grandes trunfos da Google, o poder afirmar que é a construtora que mais atualizações disponibiliza para os seus consumidores. Agora, estará a Samsung a seguir o mesmo curso de ação? Caso tal aconteça seria extremamente benéfico para os utilizadores. Sobretudo pelas atualizações de segurança!

Note-se que nem sempre receber as novas atualizações de sistema será benéfico para o utilizador final. Escuso relembrar que algumas atualizações novas tornam os dispositivos mais antigos inutilizáveis. Contudo, as atualizações de segurança, essas sim, são sempre bem-vindas.

Já por outro lado, a Apple é famosa por atualizar durante bastante tempo os seus dispositivos. Veja-se o exemplo do Apple iPhone 5. O dispositivo recebeu atualizações de sistema durante 5 anos. Aliás, a última versão que recebeu foi o iOS 11. Agora, já imaginaram uma construtora Android a dar este tempo de assistência?

No lado Android, a maioria das construtoras garante 24 meses (2 anos de atualizações oficiais) ou 18 meses (ano e meio) para alguns dispositivos. Normalmente os topos de gama recebem mais atenção do que as alternativas mais económicas.

Samsung Galaxy S6 pode, e deve receber o Android Oreo

Ora, a grande maioria dos consumidores opta por um dispositivo de entrada ou de gama média e esses são frequentemente os que menos atualizações recebem.

Então se olharmos para algumas construtoras chinesas de baixo custo. Bom, podes esquecer as atualizações ou colecionar os bugs. Não sei qual dos dois cenários é o melhor. Atualização que nunca chega, ou bug que teima em não sair? O eterno dilema.

Em jeito de curiosidade. A cada nova apresentação do Android é anunciada uma ficha de requisitos mínimos cada vez mais light. Isto é, os recursos necessários para correr a nova versão do Android são cada vez mais leves. Até mesmo os Galaxy J desta vida podem correr o Android Oreo. Então porque é que a marca não lança atualizações para estes dispositivos?

A resposta é fácil, não lhes compensa tanto investir tempo e recursos nos seus smartphones económicos. Desta forma, as atualizações tornaram-se quase um luxo. Um privilégio dos topos de gama.

Esperemos que a Samsung acabe por efetivamente atualizar o Samsung Galaxy S6. Não só pelo smartphone em si, apesar de saber que os seus utilizadores agradeceriam. Acima de tudo porque estaríamos a assistir a uma nova era. Finalmente, 3 anos de atualizações oficiais para o Android. Bom demais para ser verdade? Espero que não!

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T tenta humilhar a concorrência com novo vídeo da OnePlus

Galaxy

Bitcoin – Quase 4 Milhões de Bitcoins foram perdidos para sempre!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.