Depois do enorme sucesso dos recursos Galaxy IA, a Samsung está já a planear o próximo grande passo na integração desta tecnologia nos seus smartphones que pode surpreender os utilizadores.
De acordo com os últimos rumores, a Samsung acredita que a tecnologia IA pode antecipar as necessidades dos utilizadores e dispensar configurações manuais no menu definições.
Smartphones Samsung Galaxy totalmente orientados por IA
Na realidade, o plano passa por fornecer smartphones Galaxy totalmente orientados pela tecnologia de Inteligência Artificial. E ainda que esta implementação ainda seja incerta pode dispensar a configuração manual de alguns parâmetros.
Tudo porque a tecnologia IA ia aprender os padrões de utilização do dispositivo e otimizar o seu desempenho, sem a intervenção manual do utilizador. Parâmetros como notificações, brilho do ecrã ou layout podem vir a ser ajustados de forma automática.
Mas também a câmara e teclados dos smartphones são focos para uma maior integração desta tecnologia. De acordo com as informações divulgadas, a tecnologia IA podia adaptar automaticamente a câmara a diferentes cenários e preferência do utilizador. Por exemplo, mudar para modo noturno ou ajustar as configurações mediante a localização em que está.
Já no teclado, a tecnologia IA pode aprender estilos de escrita individuais, assim como palavras mais usadas e fornecer previsões automáticas muito mais precisas.
Os desafios que a Samsung enfrenta
E ainda que todas estas possibilidades possam simplificar a experiência de utilização para as pessoas, trazem também desafios sérios à Samsung.
O principal desafio está diretamente relacionado com a privacidade. A Samsung terá de explicar pormenorizadamente a recolha de dados para treinar a sua tecnologia IA.
Por outro lado, existe uma franja significativa de utilizadores que preferem ajustar manualmente as configurações no seu smartphone – sobretudo, as que estão relacionadas com a câmara.
Ainda que este rumor não avance com uma data para estas potenciais capacidades, é possível que a interface One UI 7 traga consigo já algumas novidades a seguirem este caminho. Recorde-se que a gigante sul-coreana já confirmou que a nova interface será lançada apenas no próximo ano.