Samsung já está a produzir em massa o novo módulo de memória GDDR6

Rui Bacelar
Samsung reuters novo módulo memória GDDR6
A produção em massa deste componente já teve início ©reuters

A tecnológica sul-coreana Samsung é mundialmente conhecida por ser a construtora de grande parte dos chips, peças e semicondutores presentes em todos os smartphones. Desde os seus Galaxy até aos ecrãs do Apple iPhone X. Aliás, a produção de componentes é um dos departamentos mais lucrativos da empresa. Agora, começou a produção em massa do novo módulo de memória GDDR6.

Estes novos módulos de memória GDDR6 serão aplicados sobretudo nas próximas placas gráficas e módulos de processamento gráfico. Estarão igualmente presentes em consolas de jogos, servidores e outro tipo de dispositivos / serviços que exijam uma grande largura de banda no seu funcionamento.

Vê ainda: Gmail – o email da Google vai mudar, para melhor!

Estes novos módulos de memória GDDR6 são construídos segundo o processo (litografia) de 10nm e têm uma capacidade de 16 gigabits. Trata-se de um enorme salto face aos módulos anteriores, construídos segundo a litografia de 20nm, proporcionando velocidades até 8 gigabit, a geração Samsung GDDR5. Estes últimos começaram a ser produzidos há cerca de 3 anos atrás.

Samsung já está a produzir o seu novo módulo de memória GDDR6

Além disso estes novos módulos de memória GDDR6 da samsung consomem até 35% menos energia. Estes operam a 1.35V em vez dos 1.55V.

Imagine-se um sistema com um BUS de memória a 384-bit. Este poderá atingir uma largura de banda de 864 GB/s, ultrapassando assim a memória HBM2 utilizada em várias placas gráficas de topo. Os primeiros produtos com este novo componente chegarão ao mercado durante o decorrer deste ano.Samsung reuters novo módulo memória GDDR6

Segundo a própria Samsung. "Ao dar início, tão cedo, à produção em massa do primeiro módulo de memória 16Gb GDDR6, vamos oferecer um portfólio rico no segmento de gráficos e memórias DRAM. Com a melhor performance da indústria. Já estará pronto para utilização no início de 2018." Declarações de Jinman Han, vice-presidente sénior do departamento de Memórias, Planeamento de produto e Engenharia Aplicada na Samsung Eletronics.

Os primeiros produtos a incorporar este novo módulo poderão chegar já durante a primeira metade de 2018. Variarão entre placas gráficas e novas consolas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor View 10 receberá o Face Unlock do OnePlus 5T

HQ Trivia – Aplicação já tem 500 mil downloads na Google Play Store

Instagram prepara-se para adicionar GIF’s às tuas “Stories”

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).