Samsung: novas televisões para 2021 querem ajudar-te a manter a forma

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung anunciou o seu alinhamento de televisões para o ano que agora começou durante um evento virtual integrado na CES 2021. Ao que parece a marca sul-coreana decidiu apostar forte nas tecnologias Neo QLED e micro-LED, apontando para uma qualidade de imagem difícil de igualar nos seus modelos topo de gama.

No entanto uma das principais curiosidades prende-se com a integração das televisões com o Samsung Health, que através do Smart Trainer te vai ajudar a fazer exercício.

Vais poder usar uma câmara USB e deixar que o software da marca estude os teus movimentos e postura. Desta forma, nunca mais terás de te preocupar em contar repetições ou estimar os teus gastos calóricos.

Samsung aposta no Neo QLED e micro-LED para 2021

Os modelos QN900A e QN90A foram as estrelas da apresentação graças à inclusão dos ecrãs Neo QLED e resoluções de 8K e 4K, respetivamente. O Neo QLED combina uma nova forma de retroiluminação com um processamento de imagem avançado, prometendo uma qualidade de imagem superior à dos modelos QLED.

Em termos de retroiluminação estas televisões fazem uso da tecnologia de ecrã micro-LED, que recorre a LEDs individuais muito mais pequenos que o habitual por detrás do ecrã.

Desta forma são capazes de focar a luz numa área mais pequena, permitindo uma luminosidade mais localizada e maior contraste, especialmente útil nos conteúdos HDR que são cada vez mais padrão.

O tratamento de imagem é feito com recurso a um processador Neo Quantum Processor. Este é capaz de usar a Inteligência Artificial e Aprendizagem Profunda (Deep Learning) para melhorar a imagem e adaptá-la à resolução nativa da televisão.

Filosofia de design da Samsung é para manter

No quesito design a Samsung fez questão de encurtar ainda mais as molduras para uma melhor integração em residências modernas. Importante também é a inclusão de uma nova Slim One Connect Box para facilitar a gestão de cabos.

No que ao som diz respeito, estes novos modelos são capazes de otimizar a experiência através da monitorização da localização espacial de objetos. Esta tecnologia oferece uma interação mais cinemática entre o utilizador e o conteúdo, ao simular de forma subtil os sistemas surround.

Como não podia deixar de ser, as novas propostas da Samsung para este ano são compatíveis com AMD FreeSync Premium Pro, Google Duo e Office 365.

Editores 4gnews recomendam:

  • Confirmado: TDT vai receber dois novos canais em breve
  • LG vai apostar forte no gaming com ecrã OLED dobrável
  • LG quer colocar uma televisão OLED invisível em cada quarto
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.