Samsung não quer ficar para trás na corrida com a Huawei e também já está a trabalhar nesta novidade

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Desde há muitos anos que a Samsung lidera o mercado de smartphones dobráveis, mas recentemente com a apresentação do primeiro tri-dobrável do mundo, a Huawei desafiou a gigante sul-coreana.

De acordo com novos rumores, a Samsung está já a preparar-se para este confronto com o pedido de nova patente que mostra como será o primeiro tri-dobrável desenvolvido pela marca.

25 páginas mostram mecanismo de dobra e proteção aos ecrãs

Desenho da patente do smartphone tri-dobrável da Samsung
Esboço da patente do smartphone tri-dobrável da Samsung Crédito@MSPowerUser

O pedido de patente da Samsung para o seu primeiro smartphone tri-dobrável tem nada mais nada menos que 25 páginas a mostrar todos os mecanismos de funcionamento.

Como é possível ver nas imagens da documentação, o design do equipamento recorre a uma camada especial com aberturas estrategicamente colocadas para facilitar o dobrar e também para reduzir toda a pressão exercida sobre o ecrã.

Já para reduzir os reflexos no ecrã, a Samsung pretende incluir uma camada antirreflexo feita de resina sintética. Mais: por baixo do ecrã vai também ser incluída uma barreira de proteção que tem como objetivo evitar a entrada de substâncias estranhas que danifiquem o painel.

Samsung Tri-Fold pode chegar em 2025

Mas antes de serem divulgados os dados e imagens desta nova patente, o site sul-coreano ZDNet tinha já avançado que, no próximo ano, a Samsung podia lançar um modelo Tri-Fold.

Segundo as informações avançadas pelo referido site, o modelo tem um ecrã que dobra duas vezes – tal como é explicado na patente agora revelada – e pode adotar um design semelhante ao Mate XT da Huawei.

A grande vantagem da Samsung sobre a marca chinesa é que o seu Tri-Fold pode ficar logo disponível, a nível global. Recorde-se que atualmente o Huawei Mate XT apenas é vendido no mercado chinês.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt