Embora muitos utilizadores ainda não tenham um acesso estável ao 5G, o seu sucessor já está em fase de desenvolvimento. Uma das empresas que já está a trabalhar no próximo padrão de comunicações móveis é a Samsung.
Tal como a empresa deu a conhecer no seu blog oficial, ela não está sozinha neste projeto. Com efeito, a Samsung Research conta com o apoio da ARM para o desenvolvimento do software que irá alavancar a implementação do 6G.
Samsung e ARM estão a desenvolver um software de processamento paralelo
Embora as configurações do 6G ainda não estejam definidas, especula-se que este padrão de comunicações possa atingir velocidades de 1 TB/s. Para lidar com este volume de transferência de dados, a Samsung e a ARM estão a desenvolver o que chamam processamento de pacotes paralelo.
"Nas comunicações 6G, a importância da tecnologia de software está a aumentar. A inovação é crucial no tratamento das enormes quantidades de dados que daí resultam. Esta parceria técnica com a ARM é um passo significativo para revolucionar a tecnologia paralela."
Ambas as empresas querem desenvolver um software de código aberto para que todos os intervenientes no mercado possam ter acesso ao mesmo. O objetivo é que este se mantenha livre para sempre.
Outra preocupação das empresas neste projeto é o desenvolvimento de uma solução energeticamente sustentável. O objetivo será reduzir ao máximo o consumo energético necessário sem sacrificar a velocidade e qualidade do processamento da informação.
Algumas previsões apontam para o lançamento do 6G para o final desta década. Contudo, a Samsung e a ARM ambicionam acelerar este calendário com o desenvolvimento do seu software de processamento de pacotes paralelo.
O setor da Inteligência Artificial será um dos mais beneficiados com o 6G. As suas tarefas poderão ser executadas mais rápida e eficazmente graças a um maior volume de processamento de informação em simultâneo.
Também o setor da Internet das Coisas e dos veículos autónomos sairão beneficiados com o lançamento do 6G. Portanto, o novo padrão de comunicações tem um enorme potencial e mal podemos esperar para testemunhar que evoluções o mesmo irá suportar.