Samsung não desiste do seu chip e acaba de ter boas notícias

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Muito se tem falado sobre qual o processador que vai equipar a série Galaxy S25. Problemas registados com os primeiros testes feitos ao Exynos 2500, proprietário da marca, levaram a Samsung a equacionar o chip Snapdragon 8 Elite, mas os custos podem revelar-se um entrave.

Mas agora a gigante sul-coreana acaba de receber boas notícias. Numa passagem pela plataforma Geekbench, os resultados do Exynos 2500 foram surpreendentemente animadores, o que indica que a Samsung ainda não desistiu deste chip.

Exynos 2500 prova ser melhor que o antecessor

Samsung Exynos 2500 no Geekbencg
Crédito@Geekbench

Recorde-se que a principal preocupação da Samsung era que o Exynos 2500 não estava a registar o desempenho desejado. Mas agora o chip foi submetido a testes da plataforma Geekbench e a sua pontuação OpenCL conseguiu já superar a do seu antecessor.

Traduzindo o jargão tecnológico, isto significa que o novo processador proprietário da Samsung conseguiu já melhorar o desempenho face ao seu antecessor. Para mais, estes testes foram realizados ainda com um protótipo, o que significa que tudo ainda pode melhorar mais.

Estas são as notícias mais animadoras que a Samsung podia receber. Isto porque optar pelo processador Snapdragon 8 Elite da Qualcomm para todos os modelos da série Galaxy S25, em todas as regiões do mundo, pode elevar os custos de produção num valor bastante significativo.

No caminho certo, mas há um senão

Mas ainda que a Samsung esteja no bom caminho, várias vozes da cadeia de fornecedores da marca estão céticos quanto à introdução do chip Exynos 2500 na série Galaxy S25.

Tudo porque não acreditam que a marca consiga ter a versão final estável e melhorada do novo chip pronta a tempo de ser integrada na produção em massa dos terminais.

Mas ainda que seja esse o caso, a Samsung não vai desistir do seu processador. De acordo com alguns rumores, o Exynos 2500 pode ser integrado nos próximos smartphones dobráveis da marca – Galaxy Z Fold7 e Galaxy Z Flip7 – para reduzir os custos, assim como no Galaxy S25 FE.

Devido às datas de lançamentos mais tardias destes terminais, a gigante sul-coreana conseguirá ter tudo pronto a tempo do início da sua produção em massa.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt