Samsung pode mudar o mundo com estas 3 inovações já em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Samsung Electronics prepara-se para mudar o rosto da tecnologia e melhorar as nossas vidas no entretanto. Será já a partir de 9 de janeiro de 2018. Data que marca o início do primeiro grande certame tecnológico do ano. Aí, a gigante sul-coreana deverá apresentar três novos projectos. Três inovações desenvolvidas a partir da sua iniciativa C-Lab (Creative Lab). Três projectos que podem mudar o mundo.

Para além disso, o palco da CES Las Vegas 2018 será ainda aproveitado para dar a conhecer um total de 7 novas startups. Todas elas criadas a partir da Creative Lab da tecnológica sul-coreana. Será aí que os seus primeiros produtos voltados para o mercado serão apresentados na expectativa de conquistar a preferência dos investidores.

Vê ainda: Google Play Store – Aproveita 20 jogos temporariamente gratuitos

"Desde o lançmento há 5 anos atrás, o nosso programa C-Lab tem adquirido bastante tração dentro da Samsung. Ajudando a criar uma cultura de inovação, providenciando um local para os nossos talentos criativos, para que possam desenvolver os seus novos projectos. Continuaremos a apresentar os projectos inovadores através da iniciativa C-Lab". Declarações de Jaiil Lee, vice-presidente e coordenador do Centro de Criatividade e Inovação da Samsung Electronics.

As 3 inovações da Samsung que podem mudar o mundo em 2018:

S-Ray (Sound-Ray): trata-se de um altifalante portátil que pode ser transportado comodamente pelo utilizador, seja para onde for. Apesar de as soluções existente serem altifalantes fixos, devido ao seu preço e tamanho, o S-Ray quer mudar isso. Mais do que entretenimento, esta solução pode mudar o modo como desfrutamos do mundo que nos rodeia.

Trata-se de um pequeno altifalante direcional, dotado de um sistema modular que, apesar de manter as vantagens dos altifalantes direcionais existentes consegue ser leve e portátil. Será uma alternativa para quem não quer estar sempre com headphones e não quer causar poluição sonora.

As suas aplicações vão além do simples consumidor de música. Podem sem dúvida mudar a forma como vemos o mundo, sobretudo se for aplicado numa galeria de arte ou museu. Veja-se o vídeo de apresentação da S-Ray:

Samsung quer mudar o mundo, uma respiração de cada vez

GoBreath. Trata-se de uma solução para auxiliar a recuperação de pessoas que sofreram algum dano nos seus pulmões. Caso estejam em recuperação após uma cirurgia pulmonar ou tenham sofrido alguma complicação no pós-operatório depois de uma anestesia geral.

Neste tipo de casos as pessoas necessitam de exercícios que estimulem a respiração profunda. Com esta GoBreath a Samsung quer mudar o mundo, uma respiração de cada vez. Normalmente esta recuperação é mediada por instrumentos médicos como o inspirómetro de incentivo. Contudo, a respiração profunda pode ser difícil para quem tenha sido alvo de uma operação devido a dores pulmonares.

A GoBreath foi desenvolvida pela Samsung após um dos médicos da Samsung Medical Center ter apresentado o conceito. Tal como nos mostra o vídeo em seguida, temos aqui uma série de exercícios, passo-a-passo para estimular a recuperação plena do doente. São vários guias de exercícios que vão desde a inspiração, expiração e até à tosse.

O serviço fornece-se também um serviço de cloud para armazenar os dados, permitindo ao médico posteriormente verificar o progresso do seu doente. O vídeo ilustra perfeitamente estas inovações da Samsung que querem mudar o mundo. Bem aplicada, esta solução pode, pelo menos, melhorar o mundo:

Samsung pode mudar a forma como milhões de pessoa vêm o mundo

Relúmĭno. Um par de óculos. Não sendo propriamente óculos inteligentes serão mesmo assim uma grande ajuda, capaz de mudar o mundo, sim. Capazes ainda de mudar e ajudar quem mais precisa a ver o mundo. A ler um simples livro. A apreciar um pouco de arte. A ver televisão ou simplesmente orientar-se no mundo.

Depois de terem apresentado a aplicação para dispositivos móveis na Mobile World Congress 2017, os óculos Relúmĭno foram desenvolvidos em seguida. Estes óculos funcionarão em conjunto com o smartphone, utilizado o seu processador, bateria e alguns sensores. Em suma, tirando proveito do hardware existente para tornar os óculos mais leves e também mais acessíveis.

O smartphone processará as imagens a partir de vídeos projectados pela câmara dos óculos. Em seguida as imagens processadas serão apresentadas no display dos óculos Relúmĭno. Desta forma o seu utilizador poderá discernir mais facilmente aquilo que tem diante de si. Seja um livro ou uma série de televisão. Veja-se o vídeo de apresentação:

Para além destes projectos a Samsung apresentará também um total de 7 startups, todas elas nascidas através do programa Samsung C-Lab. Todas elas com o desejo de mudar o mundo. Antes disso, todas elas procurarão investidores na CES 2018. Chamam-se LINKFLOW, Kitten Planet, lululab, KIDSOFT, Mangoslab, Innomdle lab, e por último a analogue plus.

Inovações a ser apresentadas na CES 2018

Estas são algumas das inovações que a tecnológica apresentará o mundo no primeiro certame de tecnologia de 2018. De todas elas, a Relúmĭno pode ser a que mais impacto cause junto de quem precisa. Já por outro lado, a aplicação prática / comercial da Sound-Ray também me parece particularmente cativante.

Qual é a tua opinião sobre estas três inovações aqui apresentadas? Todas elas serão demonstradas em breve, na CES 2018. Até lá, deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo já tem um Android com ecrã 18:9 à imagem do OnePlus 5T

Huawei Nova 2 – E o vencedor do passatempo dos Patronos é …

Galaxy S9 – imagem “real” do Android não passa de uma farsa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.