Há muito que os rumores dizem que a Apple está a trabalhar em ecrãs microLED para os seus smartwatches. Mas agora foi a Samsung que mostrou, pela primeira vez, um dispositivo com este atributo tão desejado pela sua rival.
Protótipo da Samsung fornece um brilho incrível de 4000 nits
Foi no CES que a Samsung exibiu pela primeira vez o seu smartwatch com ecrã microLED. Para já, trata-se de um protótipo, mas os resultados são impressionantes com o painel a fornecer um brilho incrível de 4000 nits.
Para efeitos de comparação, este ecrã é 33% mais brilhante que o ecrã OLED do Galaxy Watch Ultra. Mas há mais boas notícias.
O ecrã microLED agora revelado tem 2,1 polegadas de tamanho, uma resolução de 418 por 418 pixéis e uma densidade de pixéis de 326 ppi. Já o atual Galaxy Watch Ultra fornece uma resolução de 480 por 480 pixéis e uma densidade de pixéis de 327 ppi.
Por estes dados, percebemos que a Samsung conseguiu ultrapassar um dos desafios dos ecrãs microLED que não conseguiam apresentar uma densidade de pixéis tão boa quanto a dos painéis OLED.
Recorde-se que os ecrãs microLED conseguem fornecer uma autonomia superior à dos painéis OLED, quando sujeitos aos mesmos processos e com as mesmas especificações técnicas.
Por outro lado, os ecrãs microLED são também mais rápidos a responder às solicitações, além de serem resistentes a uma faixa alargada de temperaturas, sem sofrerem consequências térmicas.
E são estas as razões que levam fabricantes de smatwatches como a Apple e a Samsung a desejarem tanto ter este atributo nos seus dispositivos.
Rumores anteriores avançaram que que a Samsung está já a trabalhar num modelo Galaxy Watch com ecrã microLED e que este equipamento pode ser lançado já este ano. Agora que a gigante sul-coreana já mostrou publicamente um protótipo do dispositivo, podemos dizer que está bem encaminhada para o fazer.
Por sua vez, tudo indica que a Apple esteja mais atrasada nesta mesma estratégia, já que, dizem os rumores, um Apple Watch Ultra com microLED foi adiado para 2026.