Samsung mostra novo tipo de smartphone dobrável em vídeo oficial

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung mostrou ao mundo as vantagens da tecnologia de ecrãs OLED, dando a conhecer o que de melhor a Samsung Display tem feito nos últimos meses. Assim, temos um novo vídeo oficial em que a marca nos mostra o futuro dos seus smartphones dobráveis.

O vídeo foi disponibilizado no YouTube e, além de novos conceitos de produtos, vemos as aplicações reais da tecnologia de ecrã dobrável. Mais concretamente, podemos ver um ecrã OLED a dobrar em duas zonas e a deslizar quando está fechado / dobrado.

Este é o futuro dos ecrãs dobráveis da Samsung

Os ecrãs extensíveis, dobráveis e maleáveis são uma das atuais tendências entre as principais fabricantes de ecrãs, sobretudo no seio da sul-coreana Samsung. Com efeito, o que acima vemos é uma prova daquilo que a fabricante tem preparado para o futuro próximo.

São novos protótipos apresentados durante a Display Week, uma iniciativa virtual da Samsung, tal como aponta a publicação Sammobile, sempre atenta aos desígnios desta fabricante. O vídeo é altamente promissor e apresenta-nos 3 conceitos.

O mais surpreendente é o dispositivo "multi-dobrável" com ecrã de 17 polegadas que pode ser dobrado em vários pontos, aparentando ser mais que um tablet, mais comparável a um portátil com a câmara frontal oculta sob o seu display.

O S-Foldable é um dos conceitos de smartphone dobrável

Samsung Display
Conceito de smartphone dobrável em 3 zonas. Crédito: Samsung Display

É apelidado de Samsung S-foldable, um conceito com ecrã de 7,2 polegadas quando aberto e muito similar ao Galaxy Z Fold 2, já no mercado. As diferenças residem aqui no mecanismo de dobra, ou melhor, na inclusão de um terceiro ponto de dobragem.

Com efeito, ao passo que os Z Fold dobram essencialmente ao meio (duas zonas), o S-foldable aparenta dobrar em três pontos, criando três secções. Isto permite reduzir ainda mais o tamanho do terminal quando fechado e aumentar as suas aplicações.

Samsung Display
Conceito de tablet dobrável para trabalho ou lazer. Crédito: Samsung Display

Vemos também um ecrã extensível, não muito distinto do LG rollable, o smartphone que nunca viria a ser lançado. O principal destaque vai, contudo, para os modelos com ecrã de maiores dimensões como este painel dobrável de 17 polegadas OLED.

De acordo com a fabricante, este tipo de ecrãs poderá ser usado como um tablet, ou como um computador portátil e estação de trabalho versátil. Faz parte de uma miríade de conceitos e implementações que a divisão Samsung Display experimenta atualmente.

A câmara frontal migrará para baixo do ecrã OLED

Samsung Display
Conceito de portátil com ecrã OLED e câmara embutida. Crédito: Samsung Display

Por fim temos ainda um conceito de um portátil mais tradicional, na medida em que temos um teclado e corpo fixo. A diferença aqui reside na implementação da câmara frontal sob o ecrã OLED, estando assim totalmente escondida e libertando o bezel.

A Samsung Display é a divisão da Samsung Eletronics que produz os ecrãs e painéis OLED usados pela Samsung nos seus smartphones e diversos dispositivos móveis, sendo também procurados por outras fabricantes como a Apple.

Desse modo, podemos ver a própria Samsung a apresentar produtos com estas novas implementações num futuro próximo, como também o poderão fazer outras marcas. Seja como for, isto mostra-nos a clara aposta da empresa sul-coreana no formato dobrável.

À medida que o nosso apetite por ecrãs de maiores dimensões aumenta, a empresa procura assim entregar-nos isso mesmo, sem aumentar em demasia as dimensões do produto.

Esta será a principal vantagem dos "dobráveis" como um todo, a versatilidade de um ecrã maior, com a comodidade de um ecrã "tradicional" e compacto, que possamos transportar confortavelmente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.