A Samsung aproveitou a edição deste ano do CES para revelar os ecrãs dos seus primeiros smartphones tri-dobráveis. A marca continua a divulgar a novidade e publicou dois vídeos, na plataforma YouTube, que mostram, pela primeira vez, como tudo vai funcionar.
Na prática, a Samsung apresentou duas formas de smartphones tri-dobráveis: o Flex S e Flex G. De acordo com Ross Young, CEO da Display Supply Side Consultantes, em 2026 a gigante sul-coreana vai lançar o primeiro tri-dobrável que será a forma agora conhecida por Flex G.
Uma das formas de descrever este dobrável é que é um Galaxy Fold, mas com um lado extra. O modo de funcionamento assenta nos dois lados externos dobrarem para dentro, escondendo o ecrã com 10 polegadas de tamanho.
Por sua vez, o tri-dobrável conhecido como Flex S terá um modo de funcionamento semelhante ao Mate XT da Huawei, ao fechar-se como uma espécie de harmónica.
Nos vídeos divulgados pela marca, vimos o funcionamento de ecrãs que podem expandir-se verticalmente assim como na horizontal. Na prática, os primeiros são adequados para smartphones enquanto os segundos devem ser direcionados para tablets.
Desde há vários anos que a Samsung Display está a trabalhar neste projeto que pode agora estar prestes a chegar ao mercado, integrado em novos dispositivos móveis.
Num dos vídeos divulgados, vimos a expansão vertical de um ecrã de 5,1 polegadas que acaba por se transformar num painel de 6,7 polegadas que fornece uma resolução Full HD+.
Já no segundo vídeo, vimos a expansão horizontal de um ecrã de 8,1 polegadas a crescer até atingir as 12,4 polegadas com uma resolução Full HD+.
Depois desta demonstração no CES deste ano, os analistas de mercado acreditam que em 2026 a Samsung está preparada para lançar o seu primeiro tri-dobrável. Logo a seguir é possível que a gigante sul-coreana apresente um smartphone Galaxy com capacidade para expandir verticalmente o seu ecrã.