No mundo tecnológico, já se sabe que a rivalidade é enorme entre Samsung e Apple. Contudo, um relatório recente da Canalys indica-nos que há um segmento onde observamos tudo menos rivalidade.
Apple detém quase metade do mercado dos smartwatches no mundo
Ao nível dos smartwatches, a Apple é claramente líder. Isso faz com que, em percentagem, tenha mais do triplo das vendas da Samsung. Para termos uma ideia, a empresa da maçã trincada obteve 49% das vendas.
Já a Samsung, por sua vez, não foi além dos 15%. Imediatamente abaixo, está a Garmin (11%), a Huawei (7%) e a Google (4%). Importa referir que os dados em questão são relativos ao 2º trimestre de 2024. Ou seja, de abril a junho.
Como refere a SamMobile, fonte especializada da Samsung, não é algo propriamente novo de vermos. Tanto assim é que, no trimestre anterior, também se verificou uma grande discrepância entre as duas gigantes tech.
Não deixa de ser curiosa a diferença ser tão grande, no sentido em que as características são parecidas. Se olharmos, por exemplo, para o Apple Watch Ultra e para o Galaxy Watch Ultra, constatamos que há várias semelhanças.
O que pode estar na origem de tanta diferença?
Tratando-se de uma comparação qualitativa, já se sabe que cada utilizador terá os seus motivos para preferir um relógio em detrimento de outro. No entanto, podemos pressupor algumas razões para que a diferença seja tão significativa.
Como refere a mesma fonte, pode fazer a diferença o facto do ecrã ser retangular no da Apple e no da Samsung não. Para além disso, os Apple Watches tendem a ser mais precisos, no que toca aos rastreios de saúde e apresentação de métricas relacionadas com o teu corpo.
Diz-nos a gíria popular que os “olhos também comem”. Por essa razão, também podemos supor que a própria aparência dos Apple Watches seja mais apelativa, no entender de alguns fãs.
Mesmo assim, não deixa de ser curioso que a Samsung tem-se aproximado do que a Apple faz, mesmo no design. Uma prova disso é a semelhança entre o Galaxy Watch Ultra e o Apple Watch Ultra, que podemos ver em cima.