Samsung lança smartphone super seguro que infelizmente não vamos ver por cá

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os computadores quânticos estão ainda muito longe de chegar ao mercado doméstico, mas esta tecnologia já começa a servir de base para criar alguns dispositivos inovadores, sobretudo ao nível da segurança.

Há cerca de quatro anos a Samsung já tinha apostado no Galaxy A Quantum, baseado num chip com tecnologia quântica que permitia uma segurança acrescida dos dados, modelo que recebe agora a versão Quantum 5.

As boas notícias é que será o telemóvel mais seguro disponível no mercado para o consumidor comum; a má notícia é que dificilmente conseguiremos comprar este modelo no mercado português... ou europeu.

Samsung lança smartphone super seguro que, infelizmente, não vamos ver por cá
Imagem: SK Telecom

Chip quântico independente

O novo Galaxy Quantum 5 tem como base o modelo A55, ao qual foi adicionado um chip Quantum Random Number Generator (QRNG) independente, denominado S2Q000 e fabricado pela ID Quantique.

Segundo o site Phone Arena, este chip usa modelos de física quântica para criar uma quantidade acrescida de números aleatórios, usados nos processos de criptografia e descriptografia dos dados biométricos dos utilizadores.

Em termos práticos o chip atua nos processos de reconhecimento das impressões digitais e facial, associando também os respetivos dados à verificação de passwords.

Segundo a mesma fonte, a Samsung explica que a utilização deste chip para criar números aleatórios reduz significativamente a probabilidade da adulteração desses números, na altura em que são gerados, tornando o processo mais seguro que nos smartphones convencionais.

Desta forma, continua o fabricante, o chip atua na verificação da identidade do utilizador e na própria utilização de aplicações sensíveis, como é o caso das aplicações bancárias.

Exclusivo para a Coreia do Sul

Apesar de ter lançado o novo Galaxy Quantum 5 há cerca de uma semana, a verdade é que este modelo apenas está disponível no mercado sul-coreano e através da SK Telecom, operadora com a qual o fabricante tem um acordo desde 2020.

Os compradores poderão encontrar um smartphone baseado num ecrã Super AMOLED com 6,6” a 120 Hz, processador Exynos 1480, 8 GB de RAM e 128 GB de capacidade de armazenamento. A componente dos registos de imagem é assegurada por três câmaras traseiras, (50 MP + ultra-wide 12 MP e macro com sensor de 5 MP), tudo alimentado por uma bateria de 5000mAh com suporte para carregamento rápido de 25W. O corpo possui classificação IP 67.

Quanto a preços, os consumidores sul-coreanos mais preocupados com as questões da segurança dos seus dados poderão garantir um Galaxy Quantum 5 por cerca de 420 euros (KRW 618.200).

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.