Samsung lança-se na produção de chips a 3 nm e supera a TSMC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A sul-coreana Samsung deu início à produção em massa de semicondutores a 3 nm. A nova litografia promete melhorar em até 45% o consumo energético. Para além disso, o novo processo garantirá uma melhoria de até 23% no desempenho. Em simultâneo, os chips ocuparão uma área 16% menor face aos transístores com litografia de 5 nm.

Este feito permitirá à Samsung produzir chipsets mais poderosos que consomem menos energia. Ou seja, processadores mais capazes que garantam, em simultâneo, uma melhor autonomia de bateria. Para além disso, a sul-coreana sai assim à frente da principal rival neste segmento, a TSMC sediada em Taiwan.

Samsung deu início à produção em massa de chips a 3 nm

O Bloomberg, a rival TSMC estará ainda atrasada nesta corrida, com o seu método de produção a ficar pronto durante a segunda metade de 2022.

Para a Samsung esta é uma importante vitória que se traduzirá em vantagens palpáveis para o consumidor. Na prática, temos uma grande eficiência energética (45%) face aos processadores atuais a 5 nm.

Para além disso os componentes poderão ser ainda mais compactados e ocupar até menos 16% de área, além dos ganhos de 23% no poder de processamento e desempenho.

Em síntese, um próximo processador fabricado a 3 nm entregará melhorias energéticas que podem chegar aos 50%. Em simultâneo, serão até 30% mais poderosos, além de menores, o que libertará espaço para outros componentes internos.

Chipsets mais poderosos e com forte redução no consumo energético

O cerne do novo método de construção de semicondutores repousa na arquitetura MBCFET. Na prática, de acordo com a Samsung, este processo é a evolução da tecnologia GAA (Gate-All-Around) que utiliza transístores em forma de nanocamadas. Por sua vez, estes têm uma largura passível de ajuste de modo a reduzir o consumo energético. Em simultâneo, podem aumentar o desempenho ao permitir a passagem de corrente elétrica.

A sul-coreana informa ainda que inicialmente os chips a 3 nm serão produzidos para dar primazia à alta performance, com baixo consumo energético, aplicado primeiramente à computação. Não obstante, a Samsung afirma que eventualmente esta tecnologia será aplicada também ao formato mobile, para dispositivos móveis.

Por fim, tal como refere ainda a publicação Bloomberg, a Samsung planeia produzir estes chips também na sua nova fábrica a ser construída no estado norte-americano do Texas. Aí, a produção só começará em 2024 de acordo com os planos da empresa, mas será um forte reforço para fazer frente à atual escassez de semicondutores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12 Lite está a chegar, mas não vais gostar do preço
  • Teclado Google: app Gboard ganha suporte para smartphones Android dobráveis
  • Samsung Galaxy Watch 5: esta será a sua interface baseada no Wear OS 3.5
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.