Samsung os seus novo sensores de imagem ISOCELL Fast e ISOCELL Slim

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung Electronics é uma empresa já bastante reconhecida em todo o mundo não só pelos seus smartphones e dispositivos eletrónicos mas também no que diz respeito à tecnologia avançada de semicondutores. Com efeito, a marca apresentou hoje dois novos sensores de imagem ISOCELL: o ISOCELL Fast 2L9 com tecnologia Dual Pixel, 1,28 micrómetros (μm) e 12 megapixéis (Mp); e o ultrapequeno ISOCELL Slim 2X7 com tecnologia Tetracell, 0,9μm e 24Mp.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Os sensores de imagem ISOCELL da Samsung abrangem quatro categorias: Temos os Fast, Slim, Bright e Dual, dependendo dos seus atributos principais que em seguida explicaremos.

O mercado procura cada vez mais smartphones finos com funcionalidades avançadas. Neste sentido, o ISOCELL Fast 2L9 e o Slim 2X7 oferecem sensores de imagem de alta resolução em chips de pequena dimensão, garantindo imagens detalhadas em ambientes com pouca luz, sem grande impacto na câmara.

Chegaram os novos ISOCELL Fast e ISOCELL Slim da Samsung

Começando pelo "Fast", a tecnologia Dual Pixel presente neste ISOCELL Fast 2L9 oferece uma focagem automática, ultra-rápida com um tamanho de pixel reduzido, comparativamente aos sensores Dual Pixel anteriores, passando dos 1,4 μm para os 1,28μm.

A tecnologia Dual Pixel utiliza dois fotodíodos em cada pixel do sensor, e não apenas um. Com 12 milhões de pixéis de deteção de foco, o sensor consegue não só focar rapidamente objetos estáticos mais pequenos, como também focar e acompanhar objetos em movimento sem desfocagem, mesmo em ambientes com pouca luz.

Com uma dimensão de pixel menor, o ISOCELL Fast 2L9 cabe em módulos de câmara mais finos e permite a produção de smartphones com um design mais flexível. A tecnologia Dual Pixel, permite mais especificamente criar um efeito de profundidade de campo e capturar fotografias com efeito bokeh ou artisticamente desfocadas, através de uma tradicional câmara de lente única.

ISOCELL Fast 2L9 e ISOCELL Slim 2X7

Com 0,9μm, o Slim 2X7 é o primeiro sensor da indústria a integrar um pixel com uma dimensão inferior a 1,0μm. Apesar do tamanho reduzido do pixel, o Slim 2X7 é capaz de garantir uma elevada fidelidade em termos de cor, com menos ruído, graças à melhorada tecnologia ISOCELL DTI (deep trench isolation), que reduz a interferência nas cores e expande a sua capacidade total para manter mais informação sobre a luz.

Além disto, o reduzido tamanho dos pixels (0.9μm) permite a integração de um sensor de imagem de 24Mp num módulo de câmara fino, e permite que os smartphones premium da Samsung ofereçam câmaras de alta resolução numa estrutura com um design fino e elegante.

O ISOCELL Slim 2X7 vem ainda equipado com tecnologia Tetracell, que permite ao sensor captar fotografias mais claras nos ambientes escuros e mais detalhadas nos cenários bem iluminados.

Samsung ISOCELL Fast 2L9 e ISOCELL Slim 2X7

A Tetracell melhora o desempenho em situações com pouca luz ao fundir quatro pixéis vizinhos num só para aumentar a sensibilidade à luz.

Em ambientes claros, a Tetracell utiliza um algoritmo re-mosaic para produzir imagens com resolução total. Isto permite aos consumidores utilizarem a mesma câmara frontal para tirarem fotos em diferentes condições de luz.

Os Samsung Fast 2L9 e Slim 2X7 são novos sensores de imagem que utilizam totalmente a tecnologia avançada de pixéis da Samsung. São ainda altamente versáteis, pelo que podem ser utilizados na câmara traseira ou frontal de um smartphone”, disse Ben K. Hur, vice-presidente de System LSI Marketing na Samsung Electronics.

A Samsung planeia desenvolver ainda mais os produtos das categorias Dual Pixel e de pixéis com 0,9μm, e expandir a gama de equipamentos que podem utilizar os sensores de imagem ISOCELL para melhorar a experiência fotográfica dos consumidores.”

Estes sensores de imagem deverão começara a ser utilizados nos próximos smartphones a chegar aos mercados a partir de 2018 à medida que as marcas / construtoras os comecem a adotar.

Outros assuntos relevantes:

o Z

Nokia 7 já é oficial! Aposta na câmara “Bothie” e custa metade do Nokia 8

Xiaomi – Versão estável da MIUI 9 chegará muito em breve

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.