Samsung revela as causas dos incidentes com o Galaxy Note 7 (comunicado oficial)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Encerra-se assim a controvérsia em torno de um dos mais promissores equipamentos da Samsung, o Galaxy Note 7 nunca teve oportunidade de brilhar e agora sabemos o porquê.

Tendo em conta a gravidade do assunto e todo o empenho que a Samsung colocou no processo de inquérito e averiguação das causas dos incidentes com o Galaxy Note 7, decidimos partilhar, na íntegra, o comunicado oficial da Samsung Portugal.

Este phablet passou pela 4gnews, ainda que brevemente. Tivemos apenas tempo para fazer um unboxing e as primeiras impressões do dispositivo, até à entrada em vigor da ordem de recolha global.

Em seguida temos a transcrição, com ligeiras alterações na formatação de texto, do comunicado oficial da Samsung relativamente ao Galaxy Note 7:

Galaxy Note 7 - 23 de janeiro de 2017

Responsáveis da Samsung e especialistas independentes debatem a investigação realizada e o caminho a seguir.

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung Electronics revelou hoje a causa dos incidentes registados com o Galaxy Note 7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita, numa conferência de imprensa que teve lugar em Seul, na Coreia do Sul.

DJ Koh, presidente da divisão de Mobile Communications Business (Negócio de Comunicações Móveis), da Samsung Electronics, partilhou os resultados da investigação e apresentou as suas mais sinceras desculpas e demonstrou a sua gratidão para com os utilizadores de equipamentos Samsung Galaxy Note 7, aos operadores de telecomunicações móveis, aos parceiros de retalho e de distribuição e outros parceiros de negócio, pela paciência e apoio contínuo demonstrados.

Koh fez-se acompanhar por representantes da UL, Exponent e TUV Rheinland, entidades independentes, consultoras multinacionais de referência na indústria, que conduziram várias investigações centradas nos aspetos distintos dos incidentes do Galaxy Note 7. Entre os oradores incluem-se:

  • Sajeev Jesudas, Presidente, Consumer Business Unit, UL
  • Kevin White, Ph.D, Principal Scientist, Exponent
  • Holger Kunz, Executive Vice President Products, TUV Rheinland AG

Os responsáveis destas entidades partilharam e debateram aprofundadamente os resultados das suas investigações, e revelaram as novas medidas implementadas pela Samsung, no seguimento destes incidentes.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios.

As problemáticas baterias do Galaxy Note 7

Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.

Entre os membros do Grupo de Aconselhamento de Baterias incluem-se:

  • Clare Grey, Ph.D., Professor de Química, Universidade de Cambridge
  • Gerbrand Ceder, Ph.D., Professor de Ciência e Engenharia de Materiais, UC Berkeley
  • Yi Cui, Ph.D., Professor de Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade de Stanford
  • Toru Amazutsumi, Ph.D., CEO, Amaz Consultor de tecnologia

“Nos últimos meses, em conjunto com entidades independentes especialistas desta indústria, realizámos uma investigação rigorosa para identificar a causa dos incidentes verificados com o Samsung Galaxy Note 7”.

Koh sublinhou ainda que, “hoje, mais que nunca, estamos empenhados em conquistar a confiança dos clientes através de inovação que redefine o que é realmente possível em termos de segurança, e que abre as portas a um mundo de possibilidades ilimitadas e de novas experiências incríveis.”

Talvez queiras ver:

Novo gama-média da Huawei passa pela TENAA

Samsung Galaxy S8 perderá por completo a corcunda na sua câmara traseira

HTC Halfbeak: O smartwatch que poderá ser apresentado na MWC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.