Samsung e Huawei lideram vendas de smartphones na Europa. Mas a Xiaomi surpreende

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O relatório do último trimestre dos analistas de mercado da Canalys, mostra-nos que a Samsung continua a liderar as vendas de smartphones na Europa. Mesmo com o banimento dos Estados Unidos, a Huawei está no segundo lugar, e a Xiaomi é quem mais cresce neste período.

No gráfico em baixo, tens os envios e quota de mercado das marcas durante este período, mas também a comparação com o mesmo período do ano anterior. Crescendo 26% num ano, a Samsung tem neste período 18.7 milhões de envios e 35.7% de quota de mercado.

Banimento da Huawei não afetou muito

A Huawei até pode ter sido banida pelos Estados Unidos, mas isso não a impede praticamente manter os envios – 11.6 milhões. No entanto, a sua quota de mercado desceu de 23.9% para 22.2%.

A Apple mantém-se em terceiro lugar, mas perdeu terreno durante este ano – 4%. Viu descer a quota de mercado para os 18.6% e os envios para 9.8 milhões.

Xiaomi cresceu 73% na Europa

Quem mais sorri é claramente a Xiaomi, que teve um crescimento anual de 73% na Europa. Passou de 3.2 milhões de envios para 5.5 milhões. Na quota de mercado, estava nos 6.5% em 2018, tendo agora 10.5%.

A dona da Nokia (HMD Global) fecha o top 5, mostrando-se também em queda de 21%. Passou de 1.2 milhões de envios para 0.9 milhões, mantendo a tendência das restantes marcas. No entanto, o segmento cresceu 8% neste período.

Editores 4gnews recomendam:

  • A OnePlus foi hackeada! Se já compraste na loja oficial os teus dados estão comprometidos!
  • Samsung Galaxy Fold 2 vai ter segundo ecrã como o Motorola Razr 2019
  • Atenção P30 Pro! Vivo X30 a caminho com zoom poderoso
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.