Huawei smartphone Portugal Samsung Galaxy Android Oreo
A Samsung ocupa agora o lugar cimeiro em Portugal

Se até há bem pouco tempo Portugal estava numa relação estável com a Huawei que, com o seu Huawei P8 Lite dominava o Top 10 dos smartphones mais utilizados nesta ocidental praia lusitana, agora é a vez da Samsung. Com dois novos equipamentos a empurrar o antigo líder para 3º lugar, poderá a marca chinesa voltar a liderar com o seu novo smartphone Huawei P10 Lite? Só o tempo o dirá. Agora, está na altura de olhar para as novidades.

Vê ainda: Vota nos prémios 4gnews! “Melhor Smartphone do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

Lamento, meu caro fanboy da Huawei, apesar de os dados desta entidade só mostrarem parte da realidade em Portugal, já nos dão uma boa ideia dos dispositivos mais populares por cá. É um duelo exclusivamente a dois. Entende isso, caro fanboy.

Entre Samsung e Huawei divide-se o país e desta vez a marca sul-coreana está de volta, em força. Num total de 10 smartphones a Samsung conta com 8 equipamentos. A Huawei com 2. Além disso, estes resultados mostra-nos os principais hábitos de consumo em Portugal.

Portugal prefere o smartphone da Samsung ao da Huawei

Com efeito, esta lista em si revela muito sobre o mercado dos dispositivos móveis em Portugal. Nomeadamente quais são os dispositivos mais populares junto do consumidor nacional.

A partir daí, podemos concluir se somos ou não grandes gastadores ou se, porventura, somos mais comedidos nos gastos e para o nosso uso diário chega perfeitamente um smartphone de gama-média.

Os resultados chegam-nos pela mão da aplicação AppBrain. Uma App especializada na monetização, publicação e análise de outras Apps Android para as fazer chegar ao grande público. Para tal necessitam de uma grande base de dados e estatísticas, sendo aliás uma das mais fiáveis dentro do seu segmento.

Seja como for, os resultados em seguida publicados mostram-nos o cenário real em Portugal neste Top 10. Um país em que a Huawei continua a ter um smartphone bastante popular mas que é claramente dominado pela influência da Samsung. Aliás, esta roubou para si o primeiro lugar. Reforçou-o até com dois smartphones.

Smartphone da Samsung domina o Top 10 de Portugal

A margem de dominância dos Samsung não é muita, apenas 0,1 e 0,2% respectivamente. São eles o Samsung Galaxy J3 (2016) e Samsung Galaxy J5 (2016). Dispositivos relativamente recentes face ao Huawei P8 Lite, um smartphone lançado no mercado em abril de 2015.

Agora, está na hora de avaliar as suas novas conclusões para este final de 2018. O que mudou e o que permanece idêntico neste mercado de dispositivos móveis em Portugal. Que conclusões daqui podemos retirar? Quais os smartphones que mais compramos? Como é o nosso nivel económico? Em que se baseiam as nossas escolhas?

Popularidade Absoluta em Portugal:

Huawei Samsung smartphone Portugal
Popularidade absoluta. Dados AppBrain

Por muito bons e atraentes que sejam, o mercado mobile está atualmente dominado pelas apostas económicas. A Huawei sabe disso, tal como a Samsung. Veja-se a clara dominância de todos estes Android’s económicos. A lista fala por si, apesar de termos aqui alguns topos de gama, finalmente são três!

Por outro lado, continuam a ser apenas três “flagships” ou dispositivos de gama alta. Lançados em 2014, 2015 e 2016, respectivamente. Parabéns à Samsung por também trazer o seu Samsung Galaxy S7 edge para este Top 10. Ainda hoje, um dos melhores smartphones que podes comprar.

Huawei P8 Lite continua a ser muito popular em Portugal

Este smartphone de gama média da construtora chinesa marcou um decisivo ponto de viragem para a Huawei. Aliás, foi o smartphone que a tornou numa marca extremamente popular junto dos consumidores. Com boas razões para tal.

Até aos dias de hoje permanece um dos equipamentos mais utilizados no nosso mercado e o seu sucessor, o P9 Lite também denota uma boa popularidade, ocupando agora o 7º lugar neste Top 10. Subiu uma posição deste o último relatório.

Smartphone de operadora continua a ser procurado em Portugal

É igualmente interessante olhar para estes dados e podemos analisar também onde é que X marca e Y modelo é mais popular. Aqui surge-nos a Wiko, a ZTE (que fabrica os smartphones comercializados pela NOS) e a TCL (que fabrica os Alcatel e os smartphones da Vodafone). Parabéns à ASUS por ter um smartphone seu neste Top 10, o ASUS Zenfone 3.

Huawei Samsung Portugal smartphone
Popularidade relativa. Dados AppBrain

Não é tarefa fácil escapar ao poderio da Samsung. Dominando esta tabela vemos o quão popular esta marca consegue ser junto dos portugueses. É uma sorte (ou talvez fruto do ótimo trabalho que a marca tem vindo a desenvolver), vemos aqui dois Huawei.

Poderá a Huawei voltar a dominar em Portugal?

Agora, resta saber quando ou se veremos equipamentos de outras marcas. Onde está a Nokia? Onde pára a LG? Onde está a Sony? Será que em breve veremos aqui a Xiaomi? Questões que gostaria de ver respondidas.

Se também quiseres, e, claro para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais. Desde a página de FacebookInstagram e claro, no YouTube.

Aqui terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast. Para que assim possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

E tu, tens algum smartphone presente nesta lista? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm, Google e Microsoft preocupadas com a proposta da Broadcom

Samsung Email ou Gmail da Google – Qual a melhor aplicação?

Samsung Galaxy A8 (2018) e Galaxy A8+ (2018) revelado pela Samsung

FonteApp Brain
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).