Huawei redobrará a aposta na Europa, afirmando-se aqui perante a Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei tem tentado implementar-se no mercado norte-americano há vários anos sem sucesso aparente. Apesar das diversas tentativas a 3ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis perderia a hipótese de vender os seus terminais Android através das operadoras AT&T e da Verizon. Entretanto a situação continuaria a degradar-se e a (única) resposta passa pela Europa onde querem passar a Samsung.

Mais recentemente também a Best Buy deixaria de comercializar os seus dispositivos através das lojas físicas. A Huawei ficou sem aliados nos Estados Unidos da América e sem forma de vender os seus terminais Android a não ser na sua loja online.

Vê ainda: Neffos C7 da TP-Link custa 140€, a alternativa ao Nokia 1 da HMD Global

Impedida de entrar nos Estados Unidos da América a Huawei volta-se para a Europa com um novo vigor, algo DxOMark. A fabricante Android tem noção disso mesmo, tal como o demonstrou recentemente Changzhu Li, vice-presidente do departamento de dispositivos móveis da Huawei.

Estados Unidos da América "fecharam a porta" à Huawei

Durante uma reunião anual com os analistas de mercado em Shenzhen, Li afirmaria que os Estados Unidos da América "fecharam as portas" à Huawei. Quando interrogado sobre o porquê de tantas fabricantes quererem entrar no mercado norte-americano Li responderia que tudo se deve à sua dimensão. Com efeito, neste momento segundo os indicadores da agência IDC os EUA são o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis, atrás apenas da China, em 1º lugar e da Índia, em 2º. O executivo Changzhu Li acrescentaria ainda que este mercado é perfeito para as fabricantes de dispositivos móveis pelo seu potencial implícito.

Ambição de ultrapassar a Samsung mantém-se, agora na Europa

Quando interrogado sobre qual o melhor curso de ação a seguir, Li afirmaria que o futuro passa cada vez mais pela Europa. Solidificando aqui a sua posição com os seus dispositivos móveis Android, principalmente para fazer frente à Samsung.

Frisaria ainda os esforços encetados durante vários anos para contactar com as operadoras norte-americanas. Isto de forma a entrarem naquele mercado dominado pela Apple e pela Samsung. Todavia, os EUA não foram simpáticos com a Huawei e durante a administração Trump iso não mudará. A Huawei sente-se empurrada do mercado norte-americano, tal como várias outras empresas chinesas.

Ainda recentemente o presidente Trump impediria a aquisição da Qualcomm pela Broadcom. A atual administração não quer que as empresas norte-americanas percam independência. Ora, ao mesmo tempo, limita as ações da possível concorrência colocada pelas empresas chinesa.

Posto isto, a aposta na Europa será uma das prioridades da Huawei. Aqui visará impor-se como a maior alternativa perante os dispositivos Android da Samsung. Para esse efeito não poupará em qualquer departamento.

A administração da Huawei reconhece assim a importância da Europa, referindo também a tolerância demonstrada pela nossa cultura. O evento de apresentação em Paris onde a marca apresentou os seus novos smartphones Android seria uma prova disso mesmo.

Em suma, redobra-se a aposta no nosso continente, mantém-se o objectivo de alcançar a Samsung.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Galaxy S10 vai trazer o leitor de impressões digitais sob o ecrã?

Xiaomi Mi 7 adiado para o 3º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.