Samsung, Huawei, Apple ou Xiaomi? Eis quem vende mais smartphones em Portugal!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Foi no ano passado que a Huawei ultrapassou a Samsung nos smartphones mais vendidos em Portugal. Contudo, a guerra com os EUA por parte da Huawei fez com que as vendas baixassem. E isso sente-se em Portugal.

O terceiro trimestre em Portugal revelou-se uma surpresa com a Samsung a segurar o primeiro lugar. Para além de manter o primeiro lugar no pódio, a empresa conseguiu subir 15,7% nas vendas face ao mesmo trimestre no ano passado.

Fabricantes que mais venderam em Portugal no 3º trimestre

  • Samsung - 215 mil unidades
  • Huawei - 186 mil unidades
  • Apple - 67 mil unidades
  • TCL (BlackBerry, Alcatel) - 38 mil unidades
  • Xiaomi - 33 mil unidades

Huawei em apuros devido à guerra comercial

Já desde o Huawei P30 que não vemos novos equipamentos da marca no mercado. Desde então a marca já revelou modelos Honor e Huawei da gama Y que normalmente tem um bom destaque em Portugal.

Contudo, a impossibilidade de instalar serviços Google nos seus equipamentos está a fazer com que a Huawei tenha abrandado no lançamento de dispositivos para o mercado.

Apple continua em terceiro lugar

A Apple continua a mostrar que consegue marcar diferença mesmo com os valores dos seus smartphones. Os iPhones não são propriamente baratos e, dessa forma, temos de tirar a cartola à empresa americana por continuar a ter destaque num mercado tão competitivo como o nosso.

TCL e Xiaomi em destaque

Ainda que as unidades vendidas sejam significativamente inferiores por parte da TCL e Xiaomi, temos de nos levantar para aplaudir. A Xiaomi começa a investir cada vez mais em Portugal e aos poucos começa a ganhar mais mercado.

Já a TCL com a sua enorme variedade de produtos na manga conseguiu crescer cerca de 35,1% face ao ano anterior. Ou seja, o maior crescimento de uma empresa de smartphones neste trimestre.

Os dados são da IDC (via Exame Informática), isto é, podem variar ligeiramente, porém, na maior parte das vezes refletem a realidade do mercado de vendas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola Razr 2019: imagens confirmam design! Eis o possível preço e especificações!
  • Será esta a imagem real do OnePlus 8? Existe uma diferença considerável!
  • Xiaomi vai trazer um ecrã melhor que o OnePlus 7T Pro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.