Especificações do Samsung Galaxy Z TriFold
Alguns rumores já tinham avançado que a Samsung podia lançar no início deste mês o seu primeiro smartphone tridobrável. E a apresentação oficial do Galaxy Z TriFold confirmam a informação.
Este modelo da Samsung vem competir diretamente com o Mate XT Ultimate Design da Huawei e chega com argumentos premium, tal como esperado. No interior está o processador Snapdragon 8 Elite Galaxy, uma versão personalizada do chip, juntamente com 16 GB de memória RAM e 512 GB ou 1 TB de capacidade no armazenamento.
A Samsung também não fez poupanças no sistema ótico e o Z TriFold chega com uma câmara tripla com um sensor primário de 200 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e um sensor telefoto com 10 megapixéis e zoom ótico de 3x – a mesma configuração do Galaxy Z Fold7.
O ecrã principal do novo TriFold é um AMOLED Dynamic com 10 gloriosas polegadas que fornece uma resolução de 2160 por 1584 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e um brilho máximo de 1.600 nits. Já o ecrã exterior dispõe de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ e um brilho mais elevado de 2.600 nits. Os dois ecrãs contam com câmaras frontais de 10 megapixéis.
O Galaxy Z TriFold está equipado com dobradiças duplas de titânio, pesando apenas 308 gramas e tendo uma espessura elegante de 3,9 mm quando está fechado. O modelo conta com certificação IP48 e é alimentado por uma bateria de 5.600 mAh com carregamento rápido de 45 watts e sem fios de 15 watts.
Os recursos Gemini Live e Samsung DeX
O Galaxy Z TriFold conta também com Gemini Live, “aprimorada com IA multimodal que entende o que os utilizadores veem, dizem e fazem”, avança a gigante sul-coreana em comunicado. A marca garante que, desta forma, os utilizadores não vão precisar de “alternar entre aplicações para obter respostas”.
O primeiro tridobrável da Samsung estreia também o primeiro DeX independente. Na prática, isso significa que os utilizadores podem configurar de até quatro ambientes de trabalho, cada um capaz de executar cinco aplicações em simultâneo. Para o fazer apenas tem de aceder à funcionalidade DeX no painel de controlo, “escondido” no topo do ecrã.
Disponibilidade em poucos mercados
A partir de 12 de dezembro, o Galaxy Z TriFold vai estar disponível para compra na Coreia do Sul por cerca de 2.150 €. Posteriormente, o modelo vai ser lançado na China, Taiwan, Singapura, Emirados Árabes Unidos e EUA.
Sobre a Europa, ou melhor os países europeus aos quais o TriFold pode chegar, a Samsung não avançou com qualquer informação. Nesse sentido, não se sabe ainda quando e a que mercados o Galaxy Z TriFold pode chegar no velho continente.

