Samsung Galaxy Z Fold6 frente-a-frente Google Pixel Fold em 3 pontos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Recentemente, a Samsung lançou o novo modelo Galaxy Z Fold6 que continua a ser o topo de gama dos dobráveis da marca. Mas agora este segmento de mercado conta com vários rivais que incluem especificações e recursos igualmente premium.

Neste artigo, colocámos o novo Galaxy Z Fold6 frente-a-frente com o Pixel Fold da Google em três pontos essenciais: design, ecrã e desempenho. Vamos a pormenores.

Design: mais diferentes não podiam ser

Google Pixel Fold
Google Pixel Fold Crédito@Google

À primeira vista, a diferença entre os dois é bem visível na altura e largura. Quando fechado, o Galaxy Z Fold6 tem uma altura de 153,5 milímetros enquanto o Pixel Fold tem 139,7. Na mesma posição, o dobrável Google regista 79,5 mm de largura, já o Galaxy Fold6 conta com 68,1 mm.

Na espessura estão equivalentes, com o modelo Google a registar 5,6 mm e o dobrável Samsung com 5,8 mm. O Pixel Fold é também mais pesado com 283 gramas enquanto o Galaxy Fold6 regista na balança 239 gramas.

Mais diferenças nas certificações. O novo dobrável da Samsung conta com classificação IP48 para resistência à água e poeira; já o Pixel Fold da Google é apenas resistente à água através da certificação IPX8.

O dobrável Google também não fornece suporte para caneta digital e um dos bons atributos do Galaxy Z Fold6 é exatamente o suporte para S Pen da marca que é vendida como acessório opcional.

Desempenho: esse elemento que pode desempatar

O Samsung Galaxy Z Fold6 está equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm baseado no processo 4 nm, já o Pixel Fold conta com o Google Tensor G2 baseado em 5 nm.

Só a diferença no processo de fabrico indica já que o dobrável Samsung pode fornecer mais velocidade no desempenho, assim como ser mais eficiente a nível energético. Isto claro falando das especificações no papel.

No uso diário dos terminais, os utilizadores podem sentir que a navegação no Fold6 da Samsung é mais fluida e que a bateria aguenta mais horas durante o dia. A confirmar-se este dado com os futuros relatos dos utilizadores e todos os testes feitos a nível global, a Google pode apresentar melhorias na próxima iteração do Fold já (supostamente) com o Tensor G3.

Por outro lado, ainda que ambos os modelos tenham 12 GB de memória RAM, o Galaxy Z Fold6 da Samsung conta com uma variante com 1 TB de capacidade no armazenamento interno. Já o Pixel Fold, na sua versão mais avançada, fica-se pelos 512 GB de memória interna.

Câmaras equilibradas, mas há um vencedor

Samsung Galaxy Z Fold6
Samsung Galaxy Z Fold6 Crédito@Samsung

No papel, as câmaras traseiras triplas dos dois dobráveis estão equilibradas, ainda que o Galaxy Z Fold6 seja ligeiramente superior. Vamos a especificações.

O Google Pixel Fold conta com um sensor primário de 48 megapixéis com estabilização ótica de imagem. O Galaxy Z Fold6 tem um sensor primário com 50 megapixéis e a mesma estabilização ótica de imagem.

O sensor ultra grande angular do Fold Google tem 10,8 megapixéis enquanto o do dobrável da Samsung tem 12 megapixéis de resolução.

Por fim, ambos têm um sensor telefoto; o da Google regista 10,8 megapixéis, já o da Samsung tem 10 megapixéis, mas conta com mais atributos. Está equipado com estabilização ótica de imagem e zoom ótico de 3x.

Por ser mais recente no mercado, o Samsung Galaxy Z Fold6 conta com atributos superiores. Mas é preciso salientar que ainda durante este ano, a Google pode lançar a segunda versão do seu smartphone dobrável que vai chegar com melhorias que, muito possivelmente, vai aproximá-lo mais do seu rival sul-coreano.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt