Samsung Galaxy X - Será esta a interface de utilizador do smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Samsung Galaxy X será um novo smartphone capaz de revolucionar completamente aquilo a que chamamos e estamos habituados num smartphone, pelo a sua forma, nem tanto a sua função.

Para já não passará de um mito, de um concept, de um sonho que tem vindo a ser construído, pouco a pouco, conforme a indústria e tecnologia o vão permitindo. Temos visto pequenas migalhas de informação em torno deste smartphone maleável da gigante sul-coreana e até à data esta é uma das melhores.

Vê ainda: Galaxy A5 2018 – lançamento iminente após certificação da FCC

Apesar de não ser nenhum anúncio oficial ou fuga de fotografia ou vídeo do Samsung Galaxy X em si, trata-se da publicação da patente sobre a nova interface de utilizador (UI) que guiará os utilizadores pelo smartphone em si.

Samsung Galaxy X, o smartphone maleável volta a dar que falar

A patente foi descoberta pelo site holandês Galaxy Club e dá-nos imensos detalhes, bem explícitos sobre o funcionamento do smartphone, o aspecto da sua interface gráfica, o funcionamento e a forma como certas funcionalidades se adaptarão ao seu ecrã / display dobrável e/ou maleável.

O último rumor / fuga de informação em torno deste smartphone dobrável data de6 de outubro por isso podemos ver que as notícias sobre este dispositivo começam a acelerar o ritmo. Agora, uma nova patente mostra-nos vários aspectos do próximo Samsung Galaxy X.

Como poderá a marca gerir o que será apresentado em cada um dos ecrãs / display's do Samsung Galaxy X? Como será a disposição dos ícones, os menus da câmara, das aplicações, notificações e todo o tipo de botões e conteúdo que conhecemos dos nossos smartphones, como será tudo isso aplicado num smartphone maleável?

Smartphone com dois ecrãs / telas

Segundo os rumores este smartphone terá não um mas dois ecrãs, duas telas e todas as imagens que agora nos chegam ajudam-nos a compreender um pouco melhor toda a gestão de conteúdos ao longo da interface de utilizador da marca.

Gostei particularmente da experiência de jogo neste Samsung Galaxy X, ou melhor da gestão que a interface fará das duas telas / ecrãs para nos permitir usufruir dos jogos e títulos de diversão. As semelhanças com o sistema da consola Nintendo 3DS são imensas e a utilização do ecrã secundários para controlar o jogo parece-me bem intuitiva.

Desde a experiência de jogo até à experiência de fotografia, todas as novidades em seguida:

Resta saber como será a forma, o corpo físico deste Samsung Galaxy X

O mesmo se aplicará, mutatis mutandi, quando estiveres a ouvir música ou a ler algum livro ou documentos.

Nesses casos o ecrã secundário será ocupado com a capa do álbum ou livro, respectivamente. Tudo isto para te dar uma experiência de utilização mais intuitiva e gratificante.

É ainda sugerido que os utilizadores terão a faculdade de desligar o ecrã secundário para obviamente pouparem um pouco mais de energia mas regra geral, toda a interface parece estar já praticamente acabada.

Agora, depois de ter implementado as margens laterais curvas e ecrãs Infinity Display, poderá a Samsung voltar a surpreender-nos de tal forma? Espero bem que sim!

Por último, o design ou aspecto deste smartphone Samsung Galaxy X parece-me bastante semelhante ao conceito apresentado pelo smartphone ZTE Axon M, também ele com dois ecrãs, um conceito bastante semelhante.

Agora que a Interface do Utilizador parece estar terminada, resta saber como é que a gigante sul-coreana construirá o dispositivo em si. Será que optará por um equipamento maleável ou dobrável ou ficar-se-á pelo smartphone com duas telas / ecrãs?

Estou pronto para ser surpreendido pela Samsung, que nos traga algo digno de nota e não apenas incrementos tangenciais nos seus próximos topos de gama, uma moda que até mesmo uma empresa cujo lema é "Never Settle" parece estar a adoptar, por muito conformista que tal seja.

Poderá a samsung redefinir o conceito de smartphone?

Apesar de já ter acreditado na primeira hipótese, a verdade é que a patente acima detalhada mostra-nos todo um conceito, toda uma interface preparada para tirar proveito de duas telas e não de um só ecrã ou tela maleável.

A minha imaginação agradeceria um ecrã totalmente maleável simplesmente pelo factor novidade, ao passo que a exigência diária de produtividade, de escrita e consulta de emails agradeceria um ecrã secundário, especialmente se o pudesse dobrar ou fechar sobre si mesmo como se fosse um pequeno livro.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Seja como for, qual a vossa opinião sobre este dispositivo? Deixem-nos o vosso feed-back abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 7 recebe atualização de novembro com mais segurança para o Android

Nokia 6 recebe atualização mensal de segurança para o Android

Google Contacts recebe atualização com novidades para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.