Samsung Galaxy X - o smartphone dobrável está cada vez mais próximo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já há vários meses - ou mesmo anos - que ouvimos vários rumores sobre um possível smartphone dobrável que estaria a ser desenvolvido sob a mais densa camada de secretismo. Um véu que teimava em não levantar como se de uma espessa cortina de fumo se tratasse. Afinal de contas, onde está o "X"? Onde pára o Samsung Galaxy X?

Vê ainda: Korean National Radio Research Agency.

Antes disso, o smartphone também já terá recebido certificação para os seus componentes de Wi-Fi e Bluetooth. Dobrável ou não, um dispositivo com este nome está a ser desenvolvido pela tecnológica sul-coreana.

Será que o Samsung Galaxy X será lançado em 2018?

O dispositivo tem utilizado o número de série SM-G888 e já passou por várias etapas obrigatórias nos mecanismos de regulação para que eventualmente possa ser lançado nos mercados. Em alguns destes orgãos o SM-G888 foi descrito / catalogado como sendo um smartphone. Resta saber se será, ou não, dobrável.

A ideia e o conceito de um smartphone dobrável não é nada de novo. Já desde 2009 que surgem alguns protótipos da Samsung, as suas abordagens ao "smartphone dobrável" mas até à data nenhum deles estava pronto para ser produzido em grande escala.

Para que este conceito chegue ao mercado e seja bem aceite pelos utilizadores o Samsung Galaxy X tem que ter um tamanho comedido e em linha com os demais smartphones no mercado. Não pode ser demasiado grande, demasiado espesso (nem fino) e não pode ser demasiado pesado.

Necessita de uma bateria que, pelo menos, aguente até ao fim de um dia com boa utilização mas a seu favor, a Samsung tem já uma vasta experiência com ecrãs AMOLED e, mais recentemente, com ecrãs curvos, arestas curvas e ecrãs ligeiramente curvados nas arestas.

O Samsung Galaxy X pode ser o primeiro smartphone dobrável da marca sul-coreana

Acredito que, caso este smartphone Samsung Galaxy X seja efetivamente apresentado em 2018, ele seja como o primeiro Galaxy Note Edge. Extremamente caro, extremamente raro, em suma, uma curiosidade tecnológica e nada mais do que isso.

Treinar o público, habituar os consumidores a um novo conceito de smartphone em que a forma e, em certa medida, a função, variará bastante face aos tradicionais smartphones que hoje em dia abundam requererá tempo e empenho por parte da construtora sul-coreana.

Mas, por outro lado, os smartphones estão bastante aborrecidos hoje em dia. Meros rectângulos (felizmente com menos margens) mas não passam disso. De uma forma ou de outra, sejam em vidro ou metal, todos eles são extremamente semelhantes entre si a nível de forma e método de utilização.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

É possível que a Samsung mostre este smartphone na CES em janeiro de 2018 mas não creio que tão cedo esteja pronto para os mercados. Nem os consumidores estão prontos para um smartphone dobrável.

Outros assuntos relevantes:

ay Store recebe nova versão 8.2.55 – Download AQUI

Xiaomi Redmi Note 5 – Já conhecemos as suas características e preço!

d!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.