
Limitar carregamento para proteção de bateria
As novas informações chegam através do site Android Authority que descobriu o novo recurso “proteção de bateria”, nas configurações do Galaxy Watch8. Esta funcionalidade tem como missão limitar o carregamento do novo smartwatch quando a bateria chega aos 90%.
Assim que a bateria cai para menos que esta percentagem – por exemplo desce para 85% – o carregamento é retomado. Na prática, este recurso vai manter a bateria do Galaxy Watch8 a 90% da sua capacidade máxima, durante o carregamento.
Com este novo recurso, a Samsung pretende proteger a vida útil da bateria do novo smartwatch com o intuito de que o wearable tenha uma maior longevidade de utilização.
Recorde-se que qualquer equipamento com baterias de iões de lítio – como é o caso da maioria dos smartwatches – não devem estar sempre com a energia a 100%. Isto porque a carga máxima exerce uma maior pressão sobre este tipo de baterias, prejudicando a sua “saúde” a longo prazo.
Não se sabe se o novo recurso chega aos Galaxy Watches mais antigos
Para já, não está claro se este recurso vai chegar a modelos mais antigos do smartwatch da Samsung, através da atualização para a interface One UI 8 Watch. Teremos de aguardar por uma confirmação oficial da marca de que este recurso será incluído no upgrade da interface.
Refira-se que este tipo de proteção à bateria dos smartwatches está igualmente presente em outros modelos disponíveis no mercado. Por exemplo, a Apple conta com o carregamento otimizado da bateria que limita o carregamento antes da célula atingir os 100% de energia.