2023 foi um bom ano para o sistema operativo WearOS 4 da Google. Xiaomi, Samsung e a própria Google lançaram novos smartwatches com este software que, posteriormente, recebeu boas avaliações.
Agora surgem notícias de que a próxima versão deste sistema operativo, o WearOS 5, baseado já em Android 14, pode estrear com o novo Galaxy Watch7 da Samsung, no verão deste ano.
WearOS 5 segue o mesmo cronograma de lançamento do seu antecessor
De acordo com o site 9to5Google, o novo WearOS 5 vai seguir o mesmo cronograma de lançamento do seu antecessor. Recorde-se que o WearOS 4 foi apresentado, pela primeira vez, no lançamento do Samsung Galaxy Watch6, no verão do ano passado.
Mais tarde, no outono desse ano, foi a vez do Pixel Watch 2 mostrar este sistema operativo na sua forma mais pura, uma vez que no caso do smartwatch da Samsung o WearOS 4 contava com a interface One UI 5 Watch.
Segundo o mesmo site, atualmente, a Samsung está a trabalhar no desenvolvimento do processador Exynos 5535 – que irá alimentar o novo smartwatch da gigante sul-coreana – para que este trabalhe em perfeita harmonia com o novo sistema operativo da Google para wearables.
Atualizações do WearOS podem passar a ser mais frequentes
A confirmarem-se as informações agora divulgadas, podemos depreender que as atualizações do WearOS vão passar a ter uma frequência maior.
Algumas fontes adiantam que o sistema operativo para wearables pode acompanhar o sistema operativo para smartphones. Por outras palavras, todas as atualizações do Android passam a contar também com uma atualização para o WearOS.
Infelizmente, não existem ainda informações sobre os novos recursos que o WearOS 5 traz consigo, mas é uma certeza que este sistema operativo estará também presente no Pixel Watch 3 que tem lançamento previsto para o outono de 2024.