O alerta chega da Google e afeta diretamente o novíssimo Galaxy Watch7 da Samsung.
O WearOS 5.0, incluído no mais recente smartwatch da gigante sul-coreana, não vai ter suporte para watchfaces mais antigas, que tenham sido concebidas para versões anteriores do sistema operativo da Google.
O responsável é o Watch Face Format
A Google esclarece que esta falta de suporte para o WearOS 5.0 refere-se apenas às watchfaces que não foram concebidas com o recente Wach Face Format (WFF) que a Google lançou no ano passado.
Recorde-se que este WFF é uma plataforma, baseada em XML, para programadores criarem, de uma forma mais fácil, watchfaces com novos recursos e consistentes com a manutenção das várias iterações do WearOS.
A Google faz ainda outro alerta: “watchfaces selecionadas de relógios podem não estar disponíveis para download no seu novo relógio, mesmo que estivessem disponíveis no smartwatch anterior.”
Por outras palavras, qualquer watchface adquirida para o WearOS 2 ou versões superiores não vão ser compatíveis com smartwatches equipados com o WearOS 5; este é o caso claro do Samsung Galaxy Watch7.
Mais: fazer o backup e transferir as configurações do relógio antigo para o smartwatch novo, não vai ser solução para ter as watchfaces já adquiridas. Tudo porque os smartwatches não vão adotar o layout se este for incompatível com o sistema.
Para já, não se sabe a percentagem de programadores que vão refazer as suas watchfaces para as tornar compatíveis com o WearOS 5. Mas claro que existem sempre novas watchfaces compatíveis com o sistema operativo Google.