
Samsung Galaxy Ultra participa em estudo da Agência Espacial Europeia
Recentemente, a Agência Espacial Europeia (AEE) realizou um estudo de isolamento para preparação de astronautas para uma viagem ao espaço. Estudo esse que contou com uma participação inesperada: a do Samsung Galaxy Watch Ultra.
A missão do smartwatch da gigante sul-coreana era monitorizar e registar todos os dados de saúde e sinais vitais dos astronautas, durante o período de isolamento, no qual foram recriadas as condições que os astronautas vão viver no espaço.
Um dos responsáveis do Centro Aeroespacial alemão, local onde decorreu a experiência, avançou que “o uso de smartwatches neste estudo demonstrou que estes podem ser usados para monitorização de sinais vitais, sem o envolvimento de dispositivos intermediários, mesmo em situações desafiadoras, como o isolamento completo dos participantes”.
O mesmo responsável esclarece ainda que a boa aceitação deste dispositivo por parte dos utilizadores em conjunto com a encriptação segura dos equipamentos, “abre novas perspetivas na exploração espacial, assim como em estações remotas de pesquisa ou na telemedicina”.
Este estudo vem também no seguimento da investigação iniciada anteriormente, com a ajuda da Samsung, que pretende avaliar se os smartwatches não modificados podem operar no espaço. Para já, as perspetivas são boas, já que o fluxo de dados encriptados e as leituras dos sensores passaram, com distinção, nos testes.
Como tudo aconteceu
De acordo com informações divulgadas pelo Centro Aeroespacial alemão, neste estudo o Samsung Galaxy Watch Ultra foi conectado a uma rede Wi-Fi e a um programa especialmente criado para receber e analisar os dados médicos e de saúde recolhidos.
O smartwatch da Samsung foi usado pelos seis participantes (três homens e três mulheres) durante toda a experiência. O ambiente do estudo recriou as condições vividas no espaço.
Os participantes estavam em isolamento total, sem contacto externo e sem luz solar, durante oito dias. A rotina seguida era rígida com horários para comer, dormir, fazer atividade física e até tomar banho.
Toda a experiência está agora a ser analisada, mas abre uma nova possibilidade ao Samsung Galaxy Watch Ultra: ter uma missão espacial em breve no seu currículo.