A Samsung está a seguir os passos da sua rival Apple posicionando os seus Galaxy Watch como produtos que podem salvar vidas. E prova disso é o recente relato que veio a público de uma utilizadora dos relógios inteligentes da sul-coreana.
Esta utilizadora de 61 anos partilhou recentemente no Reddit (via ETNews) o seu caso em que foi alertada de que sofria de fibrilação atrial. Um diagnóstico que seria posteriormente confirmado num hospital por profissionais de saúde.
Galaxy Watch foi o primeiro a diagnosticar fibrilação atrial a uma senhora de 61 anos
O relato desta senhora de 61 anos conta-nos que ela foi notificada, no passado sábado, pelo seu Galaxy Watch para a existência desta condição de saúde. Uma notificação que a própria diz não ter levado a sério num primeiro momento.
Contudo, após receber mais três notificações a sinalizar a presença de fibrilação atrial, ela decidiu levar essas notificações mais a sério. Com efeito, dirigiu-se a um hospital em busca de cuidados médicos.
"Por volta da meia-noite de sábado, recebi uma notificação do Galaxy Watch dizendo que um ritmo cardíaco irregular foi detetado. Fiz um eletrocardiograma (ECG) de acordo com o guia da IU exibido no ecrã do Galaxy Watch e recebi os resultados de um diagnóstico de fibrilação atrial."
Esse diagnóstico foi mesmo confirmado já no hospital após ter realizado um eletrocardiograma. Foi então nessa ocasião que a senhora começou a sentir uma dor no lado esquerdo do seu pescoço até ao ombro.
Ou seja, ela começou a sentir sintomas habitualmente associados a um AVC. Esse pode ser o resultado de uma fibrilação atrial não diagnosticada, podendo ter consequências mais gravosas para a saúde da pessoa ou levar mesmo à morte.
É caso para dizer que o Galaxy Watch desta senhora lhe pode ter salvado a vida. Esta é a prova de que os relógios inteligentes da Samsung e as suas funcionalidades de saúde podem mesmo ajudar a salvar vidas.
Este não é o primeiro relato do género que se lê na internet envolvendo os Samsung Galaxy Watch. No entanto, estes não costumam ter tanta repercussão como os semelhantes que envolvem um Apple Watch e acho que merecem o mesmo nível de mediatismo.
Importa relembrar que os relógios da Samsung já suportam deteção de ritmos cardíacos irregulares desde o Galaxy Watch 6. Portanto, apesar de a senhora em causa não ter referido qual o modelo do seu relógio, ele não será anterior ao modelo lançado em 2023.
Se quiseres ter no pulso um relógio capaz de te alertar para este tipo de condição médica, o Galaxy Watch 7 é uma excelente opção. Este é o mais recente smartwatch da Samsung, obviamente, dotado dos mecanismos necessários para detetar a existência de fibrilação atrial ou outras condições cardíacas.
Estamos a oferecer um Xiaomi 14T no Dia dos Namorados
O 4gnews e a Xiaomi estão a oferecer um Xiaomi 14T no valor de 519,99 €! Esta é uma oferta especial para o Dia dos Namorados e podes participar até dia 14 de fevereiro! Não percas tempo e vê como participar no Instagram do 4gnews!