Samsung Galaxy S9 vs Xiaomi Mi 6, qual o melhor smartphone Android?

Rui Bacelar
Xiaomi Mi 6 Samsung Galaxy S9 Android
O Mi 6 é o atual topo de gama da marca chinesa, se não tivermos em conta o Mi MIX 2

Separados por quase um ano de existência. O Xiaomi Mi 6 seria lançado no mercado em abril de 2017. Entretanto seria aclamado como um dos melhores smartphones Android disponíveis com uma relação preço / qualidade sem par (a não ser os OnePlus). Agora, face aos Samsung Galaxy S9, será que o Xiaomi Mi 6 ainda tem alguma chance? Continuará a ser uma boa compra ou o seu tempo já passou?

Olhando apenas para a comparação de especificações técnicas é impossível negar que o Xiaomi Mi 6 já se encontra ultrapassado. Longe de estar obsoleto, longe de estar lento ou incapaz de lidar com tudo o que dele exijas. Aliás, continua a apresentar uma combinação de características invejáveis, sendo uma alternativa de valor a qualquer equipamento de gama média / alta atual. Mas...e como se compara face aos Samsung Galaxy S9?

Vê ainda: Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact – Tudo o que precisas de saber

Já sem o brilho de um smartphone novo como é o caso dos Samsung Galaxy S9, os Xiaomi Mi 6 continuarão a providenciar uma sólida plataforma de trabalho para os seus utilizadores. Estão equipados com poderosos processadores, os Snapdragon 835 da Qualcomm. Contam também com uma quantidade mais do que decente de memória RAM.

Todavia, ao contrário dos Samsung Galaxy S9 não possuem armazenamento interno expansível, nem mesmo a certificação IP68. Segundo a fabricante chinesa apresentam resistência contra salpicos mas fica-se por aí. Relativamente à qualidade de construção não estão ao mesmo nível dos Samsung Galaxy S9.

Samsung Galaxy S9 vs Xiaomi Mi 6

Poderíamos também argumentar que o Xiaomi Mi 6 ainda está "preso" ao Android Nougat, ao passo que o Samsung Galaxy S9 já chegou com o Android Oreo. Apesar de nenhuma das marcas utilizar um "Android puro", neste momento é o Samsung Galaxy S9 aquele que detém a vantagem. A sua Experience 9.0 já se baseia no Android Oreo. A MIUI 9 ainda não. São pequenas tecnicalidades, é certo, mas afinal de contas estamos aqui para comparar ambos os equipamentos.

Em seguida podemos comparar, ponto por ponto, as características técnicas de ambos os equipamentos. De forma a facilitar toda a compreensão dos conteúdos, as listas revelam-se o formato mais cómodo. Podemos ver, claramente, que o Xiaomi Mi 6 ainda se encontra bem equipado, mesmo para fazer frente aos novos pesos pesados da Samsung.

Android. Samsung Galaxy S9 vs Xiaomi Mi 6

Especificações

Xiaomi Mi 6
Samsung Galaxy S9
Ecrã/ Display -5.15 polegadas IPS LCD, -Formato 16:9, Full-HD -Corning Gorilla Glass 4 -1080 x 1920 pixéis -5.8 polegadas Super AMOLED, -Formato 18.5:9, Quad-HD+ -Corning Gorilla Glass 5 -1440 x 2960 pixéis
Processador Snapdragon 835 Snapdragon 845 / Exynos 9810
Memória RAM 4/6GB 6GB
Armazenamento 64GB/128GB 64GB UFS 2.1
Cartão MicroSD Sem expansão Até 400GB
Software / sistema Android Nougat com a MIUI 9 Android Oreo 8.0 com a Samsung Experience 9.0 (UI)
Câmara principal Dual: 12 MP (f/1.6, 27mm, OIS) +20 MP (f/1.6, 27mm) zoom ótico de 2x 12MP com abertura variável de f/1.5 e f/2.4, OIS, PDAF
Câmara secundária 8 MP, 1080p e Autofocus 8MP com abertura de f/1.6 e Autofocus
Capacidade da Bateria 3350mAh 3000mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm

Cores

Cerâmica (Preto), Preto, Azul, Branco Midnight Black (Preto), Titanium Gray (Cinza), Coral Blue (Azul) e o Lilac Purple (Lilás)
Extras Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido Certificação IP68, Scan de íris, Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento sem-fios, Altifalantes AKG

Qual o balanço final desde "duelo" Android?

Olhando para o preço, de um lado temos os Samsung Galaxy S9 cujo valor de venda ao público rondará os 849€. Do outro temos o Xiaomi Mi 6 que já pode ser encontrado por cerca de 350€. São valores que dão que pensar. A nível de relação preço / qualidade teríamos que recomendar a opção da Xiaomi. Conseguirás fazer grande parte daquilo que o Galaxy te proporciona e o restante é compensado pela diferença de preços.

É abismal o diferencial de preços entre um topo de gama e o outro. Já por outro lado, os equipamentos da fabricante chinesa apresentam uma desvalorização mais acelerada do que os rivais sul-coreanos. Em mercado de 2ª mão os dispositivos da maior fabricante mundial de dispositivos móveis acabam por reter um pouco mais o seu valor.

Câmara do Samsung Galaxy S9 não dá hipóteses ao Xiaomi Mi 6

Cumpre também apontar que sentirás uma grande diferença no que à qualidade de fotografia diz respeito. A sul-coreana certificou-se de que os seus Samsung Galaxy S9 seriam nada menos do que fantásticos neste quesito. É certo que ainda os teremos que testar para ter certezas. Contudo, com base em tudo aquilo que foi revelado durante a apresentação...

Em 2018 este Xiaomi Mi 6 continua a revelar-se um smartphone Android extremamente cativante. Conta com um elegante design, boas especificações técnicas e uma interface que tira o máximo potencial das suas características. Falha, perante os Samsung Galaxy S9, no quesito fotográfico. Já por outro lado, o seu preço não está sequer na mesma liga milionária dos novos Galaxy. Tudo isso são factores a ter em conta na hora da escolha de um novo smartphone.

E tu, ainda utilizas um smartphone Xiaomi Mi 6? Como tem sido a tua experiência de utilização? Não te esqueças, acompanha todas as novidades do Mobile World Congress com a 4gnews. Através do nosso site, canal de YouTube ou aplicação para Android.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Nokia 6 2018 com carregamento sem fios e Android One é apresentado

Nokia 8 Sirocco – Smartphone Android foi apresentado oficialmente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.