Samsung Galaxy S9. Tudo o que já sabemos sobre este smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Todos os anos, uma a duas vezes por ano, as maiores construtoras mobile esforçam-se para lançar os seus novos produtos no mercado. A geração Samsung Galaxy S9 será a próxima a chegar ao "mundo" Android e chegará com um simples objectivo. Manter a liderança e honrar o legado dos Samsung Galaxy S8 lançados em 2017.

Em breve, teremos dois novos smartphones Android, o Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9. Se estás a pensar comprar um novo dispositivo topo de gama espera mais um pouco, daqui a cerca de um mês terás estas novas ofertas no mercado. Antes disso e antes mesmo da sua apresentação oficial vamos ver tudo aquilo que já sabemos sobre esta nova geração de smartphones Android.

Vê ainda: OnePlus X2 não está a ser preparado. Xiaomi e Huawei abaixo de 300€

Em primeiro lugar, ainda há muito a saber e a conhecer relativamente aos Samsung Galaxy S9, não que isso impeça um crescente número de rumores de chegarem à Internet. Não é tarefa fácil separar o trigo do joio e avaliar o que é provável daquilo que não passa de um rumor infundado.

Nas semanas que antecedem as apresentações oficiais temos sempre um grande volume de fugas de informação. Desta forma, aproveitamos agora uma breve interrupção, ou melhor, diminuição temporária deste volume de leaks para por alguns pontos nos i's. Desde a data de chegada às especificações e preços, está na hora de olhar para tudo o que já sabemos sobre os Samsung Galaxy S9.

Quando chegam os Samsung Galaxy S9?

Serão apresentados no dia 25 de fevereiro no MWC 2018 em Barcelona. Chegarão ao mercado no dia 16 de março. Nessa data já deverão ser uma visão comum em praticamente todas as lojas físicas nacionais. Será também aí que chegará ao fim o período pré-venda dos dispositivos Android. Contamos com alguns incentivos à compra durante este período inicial. A seu tempo saberemos quais serão.

Barcelona como pano de fundo para a apresentação dos smartphones Android

O período de pré-venda (ou pré-compra consoante a ótica), deverá ter início logo no dia 1 de março. Aí, os primeiros clientes poderão firmar e garantir o seu novo smartphone Android. Para esses, tal como já referido, esperamos que a marca "adoce" o negócio com algumas ofertas para os primeiros clientes.

O design dos Samsung Galaxy S9

Para já, é impossível ter certezas mas se há aspecto que tem vindo a ser debatido nos últimos meses é este. O design dos futuros topos de gama Android deverá manter-se muito semelhante ao da geração Samsung Galaxy S8. Aqui, claro, só no momento da apresentação é que teremos a confirmação oficial mas pelas fugas de informação divulgadas pelo senhor Evan Blass, já temos uma boa ideia do que esperar.

Em suma, teremos um Samsung Galaxy S9 muito semelhante ao S8. Teremos algumas mudanças. Poucas. A principal será a nova posição do leitor de impressões digitais / sensor biométrico. Alvo de merecida contestação no Galaxy S8, passará para uma posição central, abaixo da câmara traseira no novo smartphone Android.

Já o Samsung Galaxy S9 Plus deverá empregar um segundo sensor fotográfico na sua traseira. Apenas para o modelo Plus. O Samsung Galaxy S9 (versão base) terá apenas uma câmara principal. Este ano a fabricante sul-coreana terá decidido diferenciar ambos os modelos depois de no ano passado termos dois smartphones iguais à excepção do tamanho da bateria e ecrã.

Samsung Galaxy S9 Plus será o smartphone Android mais poderoso

Em 2018 teremos então dois modelos mais distintos. Quem quiser um smartphone Android maior e mais poderoso terá então que optar pelo S9+. Quem quiser a melhor câmara fotográfica também. Quem quiser o dispositivo mais premium e uma verdadeira expressão de luxo será, mais uma vez, convidado a adquirir o Samsung Galaxy S9 Plus.

As cores do próximo smartphone Android

Ainda segundo Evan Blass, os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus estarão disponíveis em Preto (Midnight Black). Lilás (Lilac Purple). Cinza (Titanium Gray). Azul Coral (Coral Blue). Blass refere ainda o lançamento de eventuais edições especiais / edições limitadas.

A nível de especificações técnicas para estes smartphones Android, o Galaxy S9 já revelou praticamente todos os seus detalhes. Depois de termos visto a suposta caixa do smartphone em si ficamos a saber que o Samsung Galaxy S9 trará as seguintes características técnicas:

Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+

  • Ecrã Super AMOLED de 5.8 polegadas, formato 18.5:9
  • Ecrã de 6.2 polegadas, formato 18.5:9
  • Resolução Quad- HD+ de 1440 x 2960 pixéis
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Processador Qualcomm Snapdragon 845 / Exynos 9810
  • 4/6GB de memória RAM
  • 128/256GB de armazenamento interno
  • Expansão via cartão de memória microSD
  • Sistema operativo Android Oreo 8.0 (Samsung Experience)
  • Câmara principal de 12MP com abertura focal de f/1.4 (abertura variável).
  • Câmara principal dupla de 12MP no modelo S9 Plus
  • Dimensões: 147.6 x 68.7 x 8.4 mm
  • Bateria de 3000mAh e de 3500mAh
  • Bluetooth 5.0
  • Certificação IP68
  • Carregamento sem-fios

O que pode mudar nas especificações destes dispositivos Android?

Ainda tudo pode mudar até à apresentação final. Todavia, algumas especificações como a utilização de um ecrã Infinity Display com tecnologia Super AMOLED e formato 18.5:9 são praticamente um dado adquirido. O seu tamanho poderá variar entre as 5.8 e as 6.2 polegadas consoante o modelo destes smartphones Android.

A câmara fotográfica será, muito provavelmente, o maior trunfo dos Samsung Galaxy S9. Com uma Sony IMX 345 de 12MP e possivelment com um sensor Super Speed Dual Pixel para uma abertura variável entre os f1.5 e f2.4. Permitirá também a captura de vídeo em Super Slow Motion e terão uma câmara frontal de 8MP. Na caixa termos ainda um par de auriculares da AKG.

O sistema de desbloqueio (Inteligent Scan)

Este sistema de desbloqueio conjugará o reconhecimento facial (Face ID ou Face Unlock) com o leitor de íris. Terás velocidade e fiabilidade neste método de desbloqueio para o teu próximo smartphone Android. O vídeo acima apareceu na Internet à algumas semanas e o grafismo utilizado é bastante comum a qualquer utilizador da Samsung.

Os smartphones Android já possuem o reconhecimento facial como método de desbloqueio há vários anos. Todavia, só recentemente é que esta tecnologia começou a ser mais popular depois de o iPhone X a ter dado a conhecer ao mundo. Agora, para a geração Samsung Galaxy S9 teremos aquilo que se assemelha a uma conjugação do reconhecimento facial com o Scan de íris. Será mediado pela câmara frontal deste smartphone Android.

Por último, o preço. Acredita-se que a nova geração possa ter um aumento na ordem dos 100 dólares face ao preço de venda ao público da geração anterior, os S8. Esperemos para ver.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. Carl Pei desmente a existência de um novo OnePlus X (2018)

d

9 Plus utilizará o sensor fotográfico Sony IMX345

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.