Samsung Galaxy S9 optou por utilizar lentes da chinesa Sunny Optical

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Android
O topo de gama da tecnológica sul-coreana e o seu grande rival, o iPhone X da norte-americana Apple.

A China é atualmente a maior fábrica do mundo. Com todos os nossos smartphones, computadores e dispositivos tecnológicos a serem fabricados lá. Agora, ficamos a saber que os novos topos de gama Android da fabricante sul-coreana utilizam componentes chineses. Mais concretamente, as óticas nas câmaras dos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+.

Ao mesmo tempo, continuamos a associar marcas chinesas a falta de qualidade, imperfeições, material barato ou simplesmente copiado. É óbvio que existem razões para este má fama mas por outro lado também existem bons exemplos. Veja-se o exemplo da OnePlus, da Xiaomi e claro, da Huawei. Três empresas chinesas com provas dadas de qualidade e com ótima reputação.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9+: Quanto custa fabricar este Android?

O esforço destas três grandes marcas vem cristalizar uma nova mentalidade das fabricantes chinesas. A aposta não só na quantidade e economia mas também na qualidade dos seus produtos. A mudança tem sido gradual e algo lenta mas está sem dúvida em marcha.

Agora, segundo o relato da ET News, até a Samsung terá confiado numa empresa chinesa para produzir as óticas para as câmaras dos Samsung Galaxy S9. É a primeira vez que tal acontece, sobretudo num equipamento topo de gama como é o seu novo flagship Android. Algo que vem provar o que acima foi dito. A pouco e pouco da China começam a surgir produtos com elevados padrões de qualidade.

Sunny Optical produz as lentes para a câmara frontal dos Samsung Galaxy S9

A publicação internacional cita um representante (fonte) próxima da indústria. Este afirma que o Samsung Galaxy S9 utiliza lentes feitas pela Sunny Optical para o módulo da câmara frontal. Apesar de os produtos da Sunny Optical já terem sido utilizados anteriormente para os smartphones de gama média e baixa é a primeira vez que chegam aos flagships. Nunca antes os topos de gama da maior fabricante Android em todo o mundo utilizariam componentes chineses para a sua câmara fotográfica.

Sony Samsung Galaxy S9 Plus Android iFixit 1
Podemos aqui ver o módulo duplo da câmara traseira e o módulo da câmara frontal do topo de gama Android.

A empresa china, Sunny Optical, produz módulos de câmaras, microscópios e equipamento de medição. Aliás, é a maior fabricante chinesa de componentes óticos e várias lentes, sendo a maior fornecedora para o mercado mobile. As suas lentes estão presentes em diversas fabricantes de dispositivos móveis Android com sede em território chinês.

Note-se que até à data a Samsung tem adquirido as lentes a partir de fornecedoras sul-coreanas como a Kolen, Sekonix, e até mesmo da Samsung Electro-Mechanics. Sobretudo para os seus topos de gama Android estas têm sido as fontes habituais para componentes óticos.

Agora, com a crescente popularidade, reputação e qualidade associada à Sunny Optical, a fabricante chinesa ganhou assim a confiança da Samsung. Mais ainda, até à data as fabricantes sul-coreanas apostavam na qualidade para competir com o preço baixo dos rivais chineses. Agora, com o reforço de qualidade das suas rivais chinesas a pressão acabou de aumentar.

A DxOMark consideraria o Samsung Galaxy S9 Plus o melhor smartphone para fotografia em todo o mercado de dispositivos móveis. Os dispositivos estão à venda em Portugal por 869,99€ e 969,99€, respectivamente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Play Store com 11 Apps gratuitas para o teu Android

Samsung Galaxy S9. 3 Truques para tirares mais proveito do teu novo Android

Samsung Galaxy S9. Como instalar os AR Emoji do Mickey no teu novo Android

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.